Operação da PF em terra ianomâmi destrói acampamentos de garimpeiros
Um barraco improvisado onde funcionava uma barbearia frequentada pelos garimpeiros também foi implodida

Ferreira Gabriel
Publicado em: 01/07/2021 às 18:09 | Atualizado em: 02/07/2021 às 20:20
A operação Omama, que visa retirar garimpeiros da Terra Indígena Yanomami, já destruiu seis acampamentos no meio da floresta em dois dias de fiscalizações.
O trabalho, coordenado pela Polícia Federal, segue nesta quinta-feira (1º).
Em suma, os acampamentos destruídos ficam na região de Homoxi. Até o momento, nenhum garimpeiro foi localizado. A PF afirma que os invasores fugiram para floresta ao perceberem a chegada dos agentes.
Na ação, as tropas apreenderam três motores usados na extração ilegal de ouro e cerca de 2,5 mil litros de diesel. A meta da PF é retirar garimpeiros que exploram ilegalmente a Terra Yanomami em busca de ouro.
Maior reserva do país em extensão territorial, a região é alvo de ao menos 20 mil invasores, estima a associação Hutukara, principal representante do povo Yanomami.
Imagens divulgadas PF mostram a implosão dos acampamentos, além dos tambores que eram usados para armazenar o combustível apreendido. Além disso, um barraco improvisado onde funcionava uma barbearia frequentada pelos garimpeiros também foi destruído.
Leia mais no G1
Leia mais
Ianomâmis estão há mais de mês sob ataques de garimpeiros ilegais
Foto: Divulgação/PF