A considerar a finalidade dos R$ 2 bilhões que o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, com o aval de Bolsonaro, pediu ao colega da Economia, Paulo Guedes, a construção da BR-319 terá que esperar mais um verão.
O pedido tem selo de urgência e já para os próximos dias.
O ministro explicou que não quer interromper, por exemplo, as obras da BR-163, que liga Mato Grosso e Pará.
Para essa rodovia e algumas outras, Tarcísio pediu R$ 1 bi.
Mas, para as rodovias federais do Amazonas, ficarão apenas serviços de manutenção.
A informação está publicada na edição desta sexta-feira, dia 2, do jornal Folha de S.Paulo.
Promessa de campanha
A BR-319 começou a ser construída em 1968, na ditadura militar, que pretendia abrir a Amazônia para a ocupação humana da região.
Em 1973, quando ficou pronta, já havia denúncia de que os militares colocavam plástico na pista para proteger a estrada das chuvas .
Inaugurada em 1976, já com problemas, a rodovia não duraria mais de 10 anos funcionando plenamente.
Ficou totalmente intransitável na década de 1990 e de lá para cá, viveu de promessa de governos.
A última dessas problemas foi a do presidente Bolsonaro.
Contudo, a rodovia permanece sem condições de cumprir sua vocação: permitir a ocupação da vastidão amazônica nem tirar os estados da região do isolamento.
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Foto: Reprodução