A morte do amo do boi

No caso dos amos, elas servem para desafiar com criatividade e liberdade seu adversรกrio

A morte do Amo do Boi

Neuton Correa

Publicado em: 04/05/2024 ร s 00:00 | Atualizado em: 04/05/2024 ร s 08:13

A 57ยช ediรงรฃo do Festival Folclรณrico de Parintins รฉ disparadamente a campeรฃ de controvรฉrsias. Depois da bisonha toada โ€œParintina Rainhaโ€, cuja letra nรฃo cabe mais no sรฉculo XXI, resolveram sepultar o item amo do boi ou, no mรญnimo, tornรก-lo irrelevante e dispensรกvel.  

Na prรกtica, o Regulamento para o ano de 2024 do Festival de Parintins, mesmo com a mudanรงa realizada nesta semana, simplesmente proibirรก algo que existe desde a origem do Boi-Bumbรก nesta cidade no sรฉculo passado: os versos de desafios proferidos pelos amos. ร‰ com muito pesar que constato que uma tradiรงรฃo secular cedeu lugar para a instrumentalizaรงรฃo burocrรกtica. 

ร‰ importante ressaltar que o desafio dos amos tem raรญzes histรณricas fincadas no nordeste brasileiro. O seu DNA estรก no repente, uma forma de poesia musical tipicamente nordestina conhecida pelo improviso e por seu diรกlogo desafiador.

O novo regulamento despreza toda essa histรณria e castrarรก toda a criatividade dos defensores deste item. Aliรกs, um dos itens responsรกveis pela manutenรงรฃo das raรญzes nordestinas do Boi-Bumbรก de Parintins.

Desprezo

O regulamento de 2024, mesmo com a mudanรงa de รบltima hora, fruto da pressรฃo popular, รฉ insensato. ร‰ notรกvel no texto o desprezo dos elementos histรณricos e antropolรณgicos que cercam o item amo do boi. 

Ora, senhoras e senhores, รฉ do conhecimento de todos que as principais ferramentas de trabalho, quase as รบnicas, tanto do Apresentador quanto do amo do boi, sรฃo as palavras. ร‰ com elas, com o bom manejo delas, que estes itens existem e compรตem o espetรกculo. Neste sentido, qualquer restriรงรฃo ao uso das palavras, certamente, limitarรก e empobrecerรก a performance dos respectivos amos. 

Alรฉm disso, os responsรกveis pela formulaรงรฃo do regulamento de 2024 do festival de Parintins parecem ter esquecido ou negligenciado as palavras de Graciliano Ramos. No texto โ€œA arma do escritor รฉ o lรกpisโ€, o romancista brasileiro deixa claro que โ€œa palavra nรฃo foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizerโ€.

As palavras

ร‰ exatamente isto! As palavras existem para dizรช-las, para comunicar, para expressar sentimentos. No caso dos amos, elas servem para desafiar com criatividade e liberdade seu adversรกrio. Nรฃo estou com isso advogando a liberdade para ofensas ou para o cometimento de crimes de racismo ou de homofobia pelos amos. Isto tambรฉm nรฃo cabe mais no sรฉculo XXI, mesmo na festa dos bois.ย 

ร‰ importante que se diga que nรฃo hรก inimigos no festival de Parintins. Hรก apenas adversรกrios momentรขneos durante a apresentaรงรฃo dos bois-bumbรกs. Nรฃo hรก guerra de torcidas nem violรชncia. Aliรกs, esta รฉ uma das singularidades e a riqueza desta festa. 

Com efeito, o regulamento, claramente, restringe o uso livre das palavras. Mas como os amos irรฃo fazer versos criativos e improvisados com as palavras cerceadas? Isto nรฃo existe. Agora, os amos terรฃo que ficar medindo palavras na arena? 

Defendo que nenhum artista pode ter seu processo criativo limitado por regras. Artista รฉ artista. Nรฃo รฉ um burocrata ou um polรญtico para se prender a formalidades durante seu processo criativo. Desde que nรฃo cometa crimes, o cรฉu deve ser o limite para eles(as).

A cultura popular

Alรฉm disso, รฉ crucial discernir entre o que รฉ genuinamente popular e o que รฉ fabricado para se tornar popular. A cultura รฉ uma mercadoria preciosa e os produtos da indรบstria cultural, por exemplo, sรฃo direcionados ao pรบblico em geral, mas nรฃo podem ser considerados obras populares no sentido de terem suas raรญzes no povo.

ร‰ totalmente diferente do que ocorre em Parintins, cujo Festival nasceu da criatividade e inventividade do povo parintinense. A festa dos bois de Parintins รฉ, portanto, uma expressรฃo da cultura popular, justamente por este motivo, ou seja, por ter nascido diretamente do povo. 

ร‰ crucial, ainda, lembrar que o Festival de Parintins foi reconhecido como patrimรดnio cultural imaterial do Brasil em 2015 pelo Instituto do Patrimรดnio Histรณrico e Artรญstico Nacional (Iphan). Portanto, nรฃo deveria sofrer tantas mudanรงas. 

Conclusรฃo

Como mencionado, os bois de Parintins tรชm raรญzes histรณricas profundas. Raรญzes nรฃo devem sofrer cortes, mas, sim, preservadas, pois sรฃo elas que sustentam a รกrvore. Se comeรงarem a cortar, a cercear e alterar as caracterรญsticas principais de determinados elementos dos bois, como jรก fizeram com o ritmo das toadas, a originalidade e a perenidade do festival estarรฃo em risco.

*Sociรณlogo