Noite histórica para Barreirinha em Manaus

Publicado em: 10/08/2025 às 11:28 | Atualizado em: 10/08/2025 às 11:31

Data marca o dia em que os touros Preto e Branco se apresentaram pela primeira vez na capital 

O dia 9 de agosto de 2025, sábado, entrou para a história de Barreirinha, cidade do Baixo Amazonas, da margem direita do Paraná do Ramos. 

O lugar que deu à literatura mundial a genialidade do escritor Thiago de Mello, ontem, mostrou para Manaus o melhor de sua cultura popular: o Festival Folclórico de Barreirinha, dos touros Preto e Branco. A exibição ocorreu após 35 anos do início da brincadeira.

A primeira apresentação dos touros aconteceu no lugar mais visitado do Amazonas, o largo de São Sebastião, de frente para o Teatro Amazonas. Assim, Barreirinha lançou e anunciou aos manauaras seu festival anual dos touros Preto e Branco, que este ano acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

O espetáculo atraiu milhares de pessoas, entre elas barreirinhenses que viajaram para assistir o evento, barreirinhenses que moram em Manaus, além de visitantes brasileiros e estrangeiros que estavam no largo.

Os touros seguraram o público do começo ao fim. No palco, eles apresentaram suas toadas e parte dos itens da disputa, entre eles e os agora formosos touros.

Solenemente

Prefeito Darlan Taveira discursa cercado de autoridades de Barreirinha e representantes do governo Wilson Lima

O lançamento do Festival Folclórico de Barreirinha foi feito solenemente pelo governo do Amazonas, que realizou o espetáculo com a produção do #Toadas/BNC e apoio da Prefeitura de Barreirinha.

Na solenidade, o governador Wilson Lima, foi representado pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC), Luiz Carlos de Matos Bonates (KK Bonates). No ato, também estiveram o prefeito de Barreirinha, Darlan Taveira, e a primeira-dama Bárbara Lemos, o vice-prefeito, Márcio Rogério, e o ex-prefeito da cidade Glênio Seixas.

Nesse capítulo dessa história, os touros foram representados por Ironilda Viana, do Touro Branco, e por Jean Carlos, vice-presidente do Touro Preto.

Câmara em peso

A presença maciça dos vereadores da Câmara de Barreirinha também deu mostra da importância do evento para a cidade. Dos onze integrantes do parlamento municipal, nove estavam presentes. Veja a relação abaixo:

01 – Renílson Cezar Marinho Andrade

02 – Klelson Alves Da Silva

03 – Manoel Vasconcelos Tavares (Aderaldo Tavares)

04 – Valcenira Nunis Ferreira

05 – Carlos Andre Pedreno Trindade (Dede Pedreno)

06 – Maria Margarete De Melo Carneiro

07 – Erasmo Batista De Oliveira

08 – João Pereira Vasconcelos

09 – Jociane Siqueira Carneiro

Da ideia à apresentação 

A ideia do ex-prefeito Glênio Seixas de lançar o Festival Folclórico de Barreirinha em Manaus foi apresentada ao governador em junho, durante o Festival Folclórico de Parintins. No ato, Wilson aprovou a iniciativa e pediu que o evento acontecesse ainda em sua gestão. E assim aconteceu.

“É importante que as culturas do interior do Amazonas sejam mostradas para o grande o público da capital. O interior tem muitos eventos que querem ter essa oportunidade que o governador Wilson dá hoje a Barreirinha”, disse Glênio Seixas.

Para o prefeito Darlan Taveira, a oportunidade que o governador dá a Barreirinha aumenta a visibilidade do festival e gera expectativa de um grande evento com perspectiva de incremento de geração de emprego e renda no período. Mas, observou, “aumenta a responsabilidade da prefeitura de preparar a cidade para receber a nova demanda e dos touros em preparar um grande espetáculo”.

Glênio e Taveira agradeceram o apoio do governador Wilson Lima e do secretário de Cultura, Caio André.

Veja registros do espetáculo

Fotos: Euzivaldo Queiroz