Aeroporto de Carauari vai entrar no novo PAC, garante Gleisi a Átila e Omar Aziz
O valor total previsto para as obras é de R$ 25 milhões e a previsão de duração das atividades é de 15 meses a partir da contratação do serviço

Diamantino Junior
Publicado em: 03/07/2025 às 21:15 | Atualizado em: 03/07/2025 às 21:22
As aguardadas obras de reforma e ampliação da infraestrutura do aeroporto regional de Carauari, no Amazonas, serão incluídas no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.
A inclusão foi confirmada após uma audiência do deputado federal Átila Lins (PSD-AM) e o senador Omar Aziz (PSD-AM), nesta quinta-feira (3/7), com a ministra de Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann.
Essa conquista, que marca uma importante vitória para a população e os trabalhadores de Carauari, é resultado de uma articulação política que envolveu diversos órgãos do governo federal e a dedicação do deputado federal Átila Lins.
Nesta reunião com Gleisi Hoffmann, os dois parlamentares do Amazonas tiveram a garantia da ministra de que o pedido de incluir o aeroporto de Carauari no novo PAC será levado ao ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.
Recentemente, a suspensão dos voos da Petrobrás e da empresa Voepass, que operavam entre Carauari e Urucu, gerou preocupação, com a Petrobrás precisando providenciar helicópteros para o transporte emergencial de trabalhadores. Uma vez que o ATR-72 da Azul não se adequava aos padrões do aeroporto de Carauari.
Agora, as obras visam garantir a manutenção das operações atuais, que estavam sob ameaça devido às condições da infraestrutura.
Detalhes do projeto
As obras preveem a reforma e ampliação da infraestrutura do aeroporto regional de Carauari/AM (SWCA). O projeto básico, concluído em 2021 e atualmente em fase de revisão pela Comara, abrange:
- Reforma e alargamento dos pavimentos da pista de pouso e decolagem, pista de táxi e pátio de aeronaves;
- Regularização da faixa de pista e implantação de auxílios visuais, incluindo a substituição da biruta e execução da sinalização horizontal;
- Construção de um novo sistema de drenagem.
Entrega e investimento
De acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), a meta é entregar à comunidade um aeroporto capaz de receber aeronaves do código 2C, como o ATR 72. Este permitirá a ligação com Manaus e outras cidades, como a base da Petrobrás em Urucu, no município de Coari, no Amazonas.
Atualmente, o aeroporto de Carauari opera com o ATR42, cuja operação é mais custosa devido à pouca disponibilidade de equipamentos no Brasil.
O valor total previsto para as obras, conforme o projeto, em revisão, é de R$ 25 milhões, com 100% de recursos federais provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil. A previsão de duração das atividades é de 15 meses a partir da contratação e emissão da ordem de serviço.

Articulação política
Para Átila Lins, a inclusão das obras no PAC representa um passo decisivo para a modernização do aeroporto de Carauari, garantindo mais segurança, eficiência e, acima de tudo, a conectividade e o desenvolvimento que a população do município e da região do Amazonas tanto necessitam.
“Foi uma batalha longa, com a realização de audiências na Petrobrás, Secretaria de Aviação Civil e demais órgãos do governo federal. Sem dúvida, uma vitória do povo carauariense, dos trabalhadores que poderiam ser prejudicados, devido à suspensão das operações, que só não aconteceu devido ao nosso trabalho sempre defendendo o interesse da população”, declarou Átila Lins na saída da audiência com Gleisi Hoffman.
Por fim, o decano agradeceu o senador Omar Aziz, que não mediu esforços para que Carauari não fosse prejudicada. Assim como a diretora da SAC, Luiza Deusdará, o secretário especial do Programa de Parcerias e Investimentos, da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, ao governo federal, especialmente ao presidente Lula da Silva.
“Ações como essa, só reforçam e nos dão a certeza de que o trabalho em prol do desenvolvimento é o caminho para conquistas e melhoria da qualidade de vida do povo”, declarou o deputado Átila Lins.
Fotos: divulgação