Átila Lins cobra obras em Carauari, Humaitá e Lábrea pelo PPI
Decano cobra conclusão de obras em municípios do interior do Amazonas

Diamantino Junior
Publicado em: 04/06/2025 às 19:03 | Atualizado em: 04/06/2025 às 19:11
O deputado federal Átila Lins (PSD-AM) esteve nesta quarta-feira (4/6) na Secretaria de Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Casa Civil/Presidência da República. Recebido pelo secretário especial Marcos Cavalcante, a pauta da audiência tratou de demandas dos municípios de Carauari, Humaitá e Lábrea, no Amazonas.
Entre as reivindicações de Carauari, estava o aeroporto do município. O secretário do PPI garantiu que o projeto já está no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com recursos na ordem de R$ 20 milhões.
Cavalcanti também informou que projeto está em fase final na Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (Comara) e Infraero a fim de que em setembro, as obras sejam iniciadas.
“Quero tranquilizar a população de Carauari e os trabalhadores da Petrobrás, que estamos acompanhando de perto a questão do aeroporto, certo de que os empregos serão mantidos e a população contará, em um futuro próximo, com um aeroporto robusto e dentro de todas as especificações técnicas de segurança e operação”.
Suspensão dos voos
Em 11 de março deste ano, os voos da Petrobrás, em Carauari, foram suspensos devido à readequação do aeroporto e à suspensão das operações da empresa Voepass, que operava os voos entre Carauari e Urucu.
A Voepass foi suspensa pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), e a Petrobras precisou encontrar uma solução alternativa para o transporte dos trabalhadores entre Carauari e Urucu, que é a Província Petrolífera de Urucu, onde a Petrobras tem instalações.
Pelo fato de a aeronave modelo ATR-72, da Azul, não se adequar aos padrões do aeroporto de Carauari, a Petrobrás providenciou helicópteros para fazer o transporte emergencial dos trabalhadores do município até Urucu.
Ifam e a BR-319
Ao mesmo tempo, o deputado Átila Lins tratou com o secretário de Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Marcus Cavalcanti, sobre o Instituto Federal do Amazonas (Ifam).
A pedido do reitor Jaime Cavalcante, o decano amazonense solicitou o asfaltamento da estrada que liga o campus de Humaitá à BR-319. De acordo com o parlamentar, situação atual é de intrafegabilidade, devido às constantes chuvas, dificultando o acesso de estudantes e profissionais ao local. Do mesmo modo, Lins reivindicou um refeitório para o campus do Ifam em Lábrea.
Leia mais
Átila Lins atende demandas dos prefeitos de Tabatinga e Boca do Acre em Manaus
“O secretário Marcus Cavalcanti recebeu o pedido do campus de Humaitá. Disse que o projeto de asfaltamento da estrada, que liga à BR-319, está orçado em R$ 1,5 milhão para devida análise e sua inclusão no PAC. Assim como o novo refeitório do Instituto Federal do Amazonas. Portanto, as garantias dessas demandas do Ifam são importantes para a realização de um ensino técnico pleno”, declarou, por fim, o deputado Átila Lins.
Leia mais
Suspensão de voos da Voepass atinge três rotas no Amazonas
Foto: divulgação