Com apoio do Sebrae, feira de produtos orgĂ¢nicos retorna no Mapa
Onze famĂlias de produtores rurais de trĂªs municĂpios retornam ao local, depois de 15 meses

Publicado em: 08/06/2021 Ă s 10:00 | Atualizado em: 08/06/2021 Ă s 13:21
No prĂ³ximo sĂ¡bado, no dia 12 de junho, a feira de produtos orgĂ¢nicos retorna ao seu antigo local, na sede do MinistĂ©rio da Agricultura, PecuĂ¡ria e Abastecimento (MAPA) do Amazonas, na rua MaceiĂ³,460, das 7h Ă s 11h.
Trata-se de atividade coletiva organizada pela AssociaĂ§Ă£o dos Produtores OrgĂ¢nicos do Amazonas (APOAM) que volta ao local de origem, depois de quinze meses parada em funĂ§Ă£o da pandemia da Covid19.
“NĂ³s passamos muitas dificuldades durante a pandemia, mas superamos tudo e voltaremos com nossos produtos no sĂ¡bado”, disse o presidente da APOAM, Genildo de Jesus Zuazo, 57 anos, um dos pioneiros da produĂ§Ă£o orgĂ¢nica no Amazonas.
Onze produtores rurais orgĂ¢nicos de Manaus, Itacoatiara e Presidente Figueiredo vĂ£o participar da feira, que tem como principal caracterĂstica nĂ£o usar agroquĂmicos nos alimentos oferecidos aos consumidores.
Nesta direĂ§Ă£o, ela se insere na Semana Mundial do Meio Ambiente, que iniciou no dia 5 de junho, na defesa de uma produĂ§Ă£o livre de produtos quĂmicos e certificada organicamente pelo MAPA.
O Amazonas tem mais de 150 produtores rurais que produzem alimentos comprovadamente certificados como orgĂ¢nicos.
Segundo o presidente Genildo Zuazo, os produtores rurais orgĂ¢nicos conseguiram superar a pandemia, porque durante todo esse tempo entregaram alimentos uma vez por semana aos clientes; eles postavam o que tinham para vender na quarta, os clientes encomendavam atĂ© as 19h de quinta feira, na sexta feira colhiam, e no sĂ¡bado entregavam as encomendas.
“Foi o que salvou a lavoura e nos manteve ativos, mas voltar Ă feira nos faz bem emocionalmente e creio que teremos mais vendas, mas nĂ£o deixaremos de atender online, tambĂ©m”.
A mestre em Ecologia Tropical, engenheira agrĂ´noma da DivisĂ£o de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento da Reforma AgrĂ¡ria do Incra, AcĂ¡cia Lima Neves, disse “que o movimento orgĂ¢nico amazonense Ă© um dos mais promissores, por respeitar a natureza em sua essĂªncia sem agredir os alimentos; e que a APOAM, na condiĂ§Ă£o de instituiĂ§Ă£o pioneira na Ă¡rea, inclusive com selo do MAPA de 100% orgĂ¢nica, tem toda a legitimidade, porque todos os produtores pertencentes Ă ela respeitam o que determina legislaĂ§Ă£o, razĂ£o pela qual o MAPA estĂ¡ acolhendo a feira dentro de suas instalações”.
Sebrae
Segundo a analista tĂ©cnica do Sebrae Adrianna Castro, que tambĂ©m Ă© a coordenadora de programas de agroecologia e produĂ§Ă£o artesanal de alimentos, na Unidade de Atendimento Setorial (UAS); o trabalho do Sebrae com o tema agroecologia iniciou em 2013 com a tecnologia social PAIS (ProduĂ§Ă£o AgroecolĂ³gica Integrada e SustentĂ¡vel), uma metodologia de apoio Ă agricultura familiar.
A parceria inicial realizada atravĂ©s de convĂªnio com a FundaĂ§Ă£o Banco do Brasil contou com o importante apoio do INCRA – os primeiros contemplados estavam nas Ă¡reas em que o Ă³rgĂ£o mantĂ©m projetos.
A proposta era a de fazer uma agricultura sustentĂ¡vel, sem uso de produtos tĂ³xicos, com a preocupaĂ§Ă£o de preservar o meio ambiente.
Copa do mundo
A motivaĂ§Ă£o ganhou força pelo fato de Manaus ter sido escolhida em 2014, como uma das sub sedes dos jogos da Copa FIFA de Futebol Mundial.
No perĂodo da competiĂ§Ă£o, atletas e delegações, mantiveram uma alimentaĂ§Ă£o baseada em produtos orgĂ¢nicos, o mercado local precisou de incentivo.
Indo ao encontro da proposta do PAIS, foram somadas às ações do Programa Sebrae 2014.
Ganhando consistĂªncia para se transformar em projeto no ano de 2015. Ampliando o escopo para a produĂ§Ă£o artesanal de alimentos de empresas familiares.
Desde entĂ£o, o Sebrae Amazonas intensificou a qualificaĂ§Ă£o de agricultores na zona rural de Manaus, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, entre outros.
Parceiros
Sempre em conjunto com os demais parceiros institucionais, como Embrapa, UEA, IDAM formando uma rede, com o objetivo de ampliar os territĂ³rios de atuaĂ§Ă£o e integraĂ§Ă£o, que recebeu o nome de REMA/Rede Maniva de Agroecologia, sem carĂ¡ter jurĂdico e partidĂ¡rio, formada para unir agricultores, consumidores, tĂ©cnicos, estudantes, representantes de instituições, simpatizantes e interessados em contribuir com a melhoria da condiĂ§Ă£o de vida dos agricultores.
Crescimento
O atendimento realizado inicialmente para 10 famĂlias cresceu e, atualmente, abrange mais de 150 famĂlias – que tambĂ©m estĂ£o em Iranduba, Careiro Castanho e Careiro da VĂ¡rzea. A meta Ă© duplicar o atendimento atĂ© o final de 2021, e introduzir novas regiões.
A integraĂ§Ă£o com a rede de parceiros garante entregas consistente e de qualidade para o agricultor e para a sociedade. Pois o Sebrae e a rede formada acompanha desde a regularizaĂ§Ă£o de documentos – encaminhando aos Ă³rgĂ£os responsĂ¡veis – trabalhando ativamente para acessar os diversos modelos de mercado.
Essencial
Ela destaca que o Sebrae tem sido essencial na transformaĂ§Ă£o social e econĂ´mica dos grupos de base, agregando valor ao produto, gerando renda, a manutenĂ§Ă£o do bioma amazĂ´nico, atravĂ©s dos sistemas agroflorestais, incentivando o resgate da cultura alimentar tradicional, as plantas alimentĂcias nĂ£o convencionais, e abrange a segurança alimentar e nutricional.
Serviço
Quando:12 de junho
O que: Feira de produtos orgĂ¢nicos
Onde: Mapa, na rua MaceiĂ³, 460
Hora: 7h Ă s 11h
Foto: Yasmin Feitosa/ADS