Crime e cumplicidade
De acordo com o articulista, hรก conexรฃo entre grupos de interesses e os polรญticos de carreira sobre as terras da Amazรดnia

Ednilson Maciel, por Messias Ramos*
Publicado em: 22/11/2023 ร s 14:34 | Atualizado em: 22/11/2023 ร s 14:37
As queimadas na Amazรดnia se dรฃo por motivaรงรฃo econรดmica que usa de meios ilegais para pressionar os pequenos agricultores a abandonar suas terras.
O cerco do fogo ร s pequenas plantaรงรตes da agricultura familiar, as queima e impede a reproduรงรฃo da vida e a produรงรฃo de alimentos por uma safra pelo menos (entenda que safra รฉ o perรญodo necessรกrio para que a plantaรงรฃo possa ser colhida).
Sem plantaรงรฃo e criaรงรฃo, os pequenos agricultores entram na indecisรฃo de permanecer na terra ou ir em busca de emprego (normalmente na fazenda de quem ateou fogo ao mato) para sustentar sua famรญlia, ocasionando o abandono da produรงรฃo prรณpria e inserindo-o na ciranda do salรกrio mรญnimo sem reservas futuras. Tudo que se consegue รฉ gasto na manutenรงรฃo do mรญnimo necessรกrio para sobreviver.
Com isso, a terra desvaloriza e o interesse do criminoso รฉ atendido apรณs comprar ou grilar todos os lotes da regiรฃo. Assim o arco do desmatamento adentra a Amazรดnia em ritmo acelerado.
A terra queimada nunca mais produzirรก frutas, verduras e animais de pequeno porte da agricultura familiar, mas serรก utilizada como pobre pastagem para o gado (nรฃo o gado bolsominion). Apรณs cinco, seis anos, essa mesma terra serรก transformada em monocultura da soja.
Assim tem acontecido desde que a ditadura, sob o slogan “integrar para nรฃo entregar”, cortou a mata com estradas e mandou colonos sudestinos e sulistas para “levar o progresso” para os รญndios e caboclos.
Destaca-se a origem dos colonos, nรฃo pelo preconceito xenofรณbico, mas pela simples razรฃo de que eles desconhecem a dinรขmica do bioma Amazรดnia e suas interaรงรตes naturais e humanas.
Aqui, os povos originรกrios desenvolveram tรฉcnicas e tecnologias, que foram aprendidas pelos ribeirinhos, de uso sustentรกvel da floresta. Entre elas estรก a queimada da roรงa.
O processo de queimada ocorria sempre a partir do conhecimento sobre o ciclo de chuvas e ventos na regiรฃo para que se aproveitasse ao mรกximo o tempo da seca, mas nenhum roรงado recebia fogo sem a certeza de que em duas, trรชs semanas, haveria uma chuva para molhar o solo.
Enquanto se aguardava a chuva, as cinzas da queimada corrigiam a acidez e permitia melhorar a produรงรฃo, essa era a ideia.
Antes de fazer a queimada, o caboclo e o indรญgena aceiravam o roรงado para isolar do restante da mata que, neste tempo de verรฃo amazรดnico estรก mais suscetรญvel ao fogo. Por isso o aceiro. Aceirar era fazer um caminho (vereda) largo, com atรฉ um metro, no entorno do local, retirando folhas, galhos secos e raรญzes que por ventura pudessem propagar o fogo para dentro da mata.
O fogo era ateado sempre aos finais da tarde e contra o vento para que nรฃo ficasse alto e se perdesse o controle. Comeรงava pelos limites do roรงado para se extinguir ao chegar ao centro da derrubada.
Todo esse processo era acompanhado por vรกrias pessoas com baldes de cuia com รกgua para apagar eventuais indรญcios de perda de controle ainda na margem da mata.
Com o advento da monocultura do agronegรณcio, apรณs a monocultura do gado na regiรฃo, todas essas tรฉcnicas foram criminosamente abandonadas para que o fogo pudesse adentrar o mais profundo possรญvel na mata, abrindo a possibilidade de pasto e posteriormente a ocupaรงรฃo pelo latifรบndio.
A partir de entรฃo temos a conexรฃo com grupos de interesses e com os polรญticos de carreira.
Para os polรญticos, o latifรบndio monocultor “gera empregos no campo” e ajuda na economia do estado. Para o monocultor latifundiรกrio e criminoso, financiar o polรญtico para que permaneรงa no poder รฉ garantir que continue a cometer crimes sem o risco de pagar por eles.
Cria-se assim a fusรฃo do criminoso polรญtico com o criminoso ambiental-latifundiรกrio-monocultor, que com muito dinheiro e recursos lutam para permanecer no poder ao longo de dรฉcadas.
Se toda a populaรงรฃo, humana e animal, sofre com as queimadas na floresta amazรดnica, por quais motivos os polรญticos nรฃo propรตem mecanismos de combate ao crime ambiental contra o latifรบndio-monocultor, por leniรชncia ou cumplicidade?
*O autor รฉ professor e mestre em ambiente e desenvolvimento
Foto: Ibama