Após a mobilização para o Outubro Rosa, colaboradores da Distribuidora Atem participam neste mês de ações em prol do Novembro Azul, campanha mundial para prevenção do câncer de próstata.
A doença é, no Brasil, o segundo tipo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Palestras e exames de aferição de pressão e glicose fizeram parte da programação oferecida pela empresa, na quinta-feira.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é considerado, mais do que qualquer outro, um câncer da terceira idade, já que na maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos.
A recomendação é que, diante do surgimento de sintomas urinários e alterações na função sexual, até então inexistentes, o médico seja procurado, uma vez que diversas outras condições clínicas de caráter benigno também podem levar a estes sintomas.
Para o farmacêutico bioquímico Cassiano Martins, divulgar a campanha no ambiente de trabalho é um incentivo à conscientização. “É importante para estimular os colaboradores a entender a importância de se prevenir, pois, devido à gravidade desse tipo de câncer, mais de 70% dos homens só descobrem a doença quando ela já está em estágio avançado”, alerta o especialista.
Ele, que esteve nesta semana, na base da Distribuidora Atem, no Distrito Industrial, ministrando palestras educativas e tirando dúvidas dos trabalhadores, destaca que iniciativas como essas ajudam a alertar não somente para a saúde da próstata, como também são um reforço para a mudança de hábitos.
“Se alimentar corretamente, praticar exercícios, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e fazer exames podem prevenir uma série de outras doenças. As mulheres culturalmente têm esse cuidado, mas os homens só vão ao médico quando não se sentem bem. Ter a consciência de que é preciso também fazer um check-up é fundamental”, apontou Martins.
O supervisor da base Atem, Elson Gurgel, afirma que ações como essas são essenciais para ajudar os homens a quebrar tabus e, principalmente, facilitar o acesso à informação. “Ainda mais porque aqui, onde mais de 90% dos trabalhadores são homens, ter um profissional de saúde para nos explicar mais sobre a doença e tirar dúvidas foi uma ótima ideia”, disse.
A Atem atua nos estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima, com bases próprias de distribuição localizadas nas cidades de Manaus, Porto Velho, Miritituba e Cruzeiro do Sul, atendendo a todas as exigências do mercado e dos órgãos reguladores. São ao todo mais de 300 postos com a marca Atem e mais de 1.900 clientes ativos.
É uma empresa com DNA Amazônida que tem como missão desenvolver negócios que sejam sustentáveis, efetivos e confiáveis, e que superem positivamente as expectativas de todos os interessados.
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Fotos: Divulgação