Aliados pedem fim do orgulho de Ciro e apoio declarado a Lula
Pedetistas acreditam que o apoio declarado explicitamente de Ciro Gomes evitaria seus eleitores a migrarem para Bolsonaro

Publicado em: 22/10/2022 às 19:46 | Atualizado em: 22/10/2022 às 19:46
Aliados do ex-presidenciável, derrotado no primeiro turno das eleições, apelam para que Ciro Gomes (PDT) deixe o orgulho de lado e declare apoio ao ex-presidente Lula.
Igor Gadelha apurou para sua coluna no portal Metrópoles que o apoio de Ciro consolidaria uma força a mais para derrotar o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL).
Ciro Gomes saiu do primeiro turno em quarto lugar, atrás da também candidata Simone Tebet (MDB), com apenas 3% dos votos válidos ou 3.599.287 de eleitores.
Apoiadores do ex-ministro pedem que ele repita a postura de Leonel Brizolla nas eleições de 1989, quando o ex-governador do Rio de Janeiro perdeu no primeiro turno e declarou apoio explícito a Lula no segundo turno.
Para pedetistas, Ciro também deveria “engolir o sapo barbudo”.
A expressão vem da celebre frase dita por Brizolla ao anunciar apoio a Lula em 1989: “Não seria fascinante fazer as elites brasileiras engolirem Lula, o sapo barbudo?”.
Leia mais
Fora, mágoa!
A sugestão é para que Ciro faça uma fala deixando explícita sua “mágoa” com Lula e o PT, mas defendendo explicitamente voto no ex-presidente petista contra o presidente Jair Bolsonaro no pleito deste ano.
Para a cúpula do PDT, o gesto teria peso importante na reta final para o segundo turno, pois poderia ajudar a demover vários pedetistas e eleitores de Ciro que prometem votar no atual chefe do Palácio do Planalto.
Por ora, Ciro ainda resiste.
Como a coluna noticiou, o pedetista frustrou a campanha de Lula e submergiu nas redes sociais. O único aceno foi dizer, sem citar o nome do petista, que seguiria a posição do PDT no segundo turno.
Foto: BNC Amazonas/arquivo