Aloysio Nunes apoia Lula e diz que ‘terceira via’ não existe 

"A hipótese de uma terceira opção vigorar e ter êxito não existe. Hoje 70% dos eleitores já estão nessa polarização”, afirma velho tucano

aloysio, nunes, lula, terceira via

Publicado em: 13/05/2022 às 23:54 | Atualizado em: 13/05/2022 às 23:54

O ex-ministro Aloysio Nunes declarou apoio, nesta sexta-feira (13), à pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e disse que a ‘terceira via’ não existe.  

Para Nunes, figura histórica do PSDB, a cúpula tucana entende que a reeleição do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, pode ser prejudicada pela candidatura do ex-governador João Dória em razão de sua alta rejeição nas pesquisas de opinião e por isso trabalha para “arquivá-la”. 

“Vou apoiar o Lula, o Rodrigo Garcia para governador e o José Serra (senador) para deputado federal”, disse Nunes ao Globo. 

O ex-ministro chamou de “conversa mole” a decisão da cúpula tucana de aprovar na quarta-feira a realização de pesquisas (quantitativa e qualitativa) para definir uma candidatura única numa aliança de centro entre MDB, PSDB e Cidadania.  

Aloysio Nunes vê Dória isolado no PSDB e afirma que considera até “injusta” a situação do ex-governador que, segundo sua análise, fez um bom governo e deixou legados como a vacina coronavac contra a covid-19. 

Democracia e autoritarismo  

Ainda assim, acredita que a candidatura de Dória é “inviável” pela reprovação da população a sua imagem, mas não a sua gestão. Diante disso, o ex-ministro acredita que a única opção seria apoiar o líder petista. 

“A realização de pesquisa para a escolha de um nome da terceira via é um pretexto para “arquivar” a candidatura do Dória. A hipótese de uma terceira opção vigorar e ter êxito não existe. Hoje 70% dos eleitores já estão nessa polarização”, afirma o ex-chanceler. 

Em seguida, Nunes acrescentou: “Hoje só tem duas vias: a democracia e autoritarismo. Presto as minhas homenagens ao ex-governador Ciro Gomes (PDT), cuja candidatura é bom que se mantenha, já que tem o seu recado a dar. Mas só quem tem condição de liderar um movimento popular é o Lula. 

Leia mais no O Globo 

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil