Amazonino acumula derrotas e deixa de ir ao 2º turno pela primeira vez
Confira a linha do tempo da trajetória política do ex-governador até as eleições deste ano

Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 06/10/2022 às 13:25 | Atualizado em: 06/10/2022 às 13:25
Com 40 anos de vida pública na política amazonense, Amazonino Mendes (Cidadania) chega a terceira eleição consecutiva derrotado.
Ele perdeu para Wilson Lima em 2018, em 2020 para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e agora, candidato ao governo do Amazonas aos 82 anos, o político sequer conseguiu avançar para segundo turno do pleito deste ano. É a primeira vez em sua carreira que isso ocorre.
Em disputa apertada com o atual governador Wilson Lima (União Brasil) e o senador Eduardo Braga (MDB), o ex-governador terminou em terceiro com 18,56%, um total de 355.377 dos votos.
Amazonino Mendes chegou a liderar pesquisas de intenção de voto, mas durante a campanha acabou desidratando, muito pela condição de saúde, por exemplo, faltando debates e até mesmo sem ir às ruas pedir votos. No entanto, não se deve ignorar o capital político que ainda detém nas mãos, principalmente de apoio ao segundo turno.
Com relação ao pleito, Amazonino Mendes sai derrotado por aqueles já haviam o feito antes, como Lima em 2018, eleito pela primeira vez a governador, e da mesma forma Eduardo Braga em 2006 pelo mesmo cargo.
Apesar disso, derrotas não marcam a trajetória do quatro vezes governador e três vezes prefeito de Manaus.
Formado na escola política do ex-governador Gilberto Mestrinho, chamado de Boto Navegador e falecido em 2009, também fez a sua no Amazonas.
Por exemplo, políticos como os ex-governadores Eduardo Braga, Omar Aziz, José Melo e o ex-prefeito Alfredo Nascimento foram todos auxiliares durante os mandatos de Amazonino Mendes.
Agora, o decano da política do Amazonas caminha para um possível fim de ator principal e ativo no cenário atual, sobretudo com uma nova geração a frente das maiores máquinas do estado.
Confira a linha do tempo de Amazonino na política:

Leia mais
Wilson Lima leva primeiro turno com dobro dos votos do segundo, Eduardo Braga
Foto: Reprodução/Facebook