Amazonino acena com ‘quarto ciclo’ e volta do plano Rudolph Giulianni

Candidato ao governo do Amazonas quer retomar projetos realizados em seus governos do passado

Amazonino Mendes entrevista

Gabriel Ferreira, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 10/08/2022 às 10:29 | Atualizado em: 11/08/2022 às 11:13

Em busca de um quinto mandato ao governo do Amazonas, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania) tem planos para continuidade de ações em seus governos do passado.

O ex-governador foi o entrevistado no Manhã de Notícias da Rede Tiradentes, nesta quarta-feira (10).

Uma das principais propostas apresentadas por Amazonino Mendes é um novo programa econômico, como ocorreu no terceiro ciclo, durante o segundo mandato do ex-governador de 1994-1998.

À época o terceiro ciclo movimentou o setor econômico no interior do estado, com investimento no setor primário, gerando 60 mil empregos e 61 mil ocupações econômicas no Amazonas.

O candidato ao governo disse que pretende, caso eleito, desenvolver o “quarto ciclo” com o setor primário e as novas matrizes no estado, a partir da exploração de recursos, como potássio e o gás natural.

“Eu penso em levar o gás no gasoduto de Silves pra Itacoatiara, pra em Itacoatiara, fazer uma fábrica de adubo. Exatamente o potássio, o nitrogênio e o fosfato. Com a energia promovida pelo gás, eu vou transformar Itacoatiara num polo industrial importante”, disse.

A volta do plano Giulianni

Amazonino Mendes quer a volta da empresa do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani para prestação de serviços de consultoria em segurança pública no Amazonas.

De acordo com ele “que o Giulianni com sua equipe, já tinham demonstrado pro mundo inteiro, não só pra nós, que eles eram capazes, competentes”. À época o custo do projeto era de R$ 5 milhões.

A partir disso, o ex-governador disse que gostaria de retomar o projeto, mas não sabe se vai conseguir novamente.

Críticas a Wilson Lima

Derrotado nas eleições de 2018 pelo governador Wilson Lima (União Brasil), não mediu as palavras para criticar o adversário.

Em grande parte da entrevista, o ex-governador fez duras críticas a Lima.

Atualmente, as pesquisas indicam segundo turno entre os dois candidatos, com crescimento de Wilson Lima nas intenções de voto.

Leia mais

Wilson Lima, sobre ataques de adversários: ‘Minha resposta é o trabalho’

Foto: Reprodução/ Vídeo