Braga, de bom humor, fala sobre pesquisas e eventual derrota

Senador, candidato ao Governo do Estado, votou cedo em escola municipal no bairro Santo Agostinho, em Manaus. Se disse confiante na vitória.

Antônio Paulo, do BNC Amazonas

Publicado em: 30/10/2022 às 11:52 | Atualizado em: 30/10/2022 às 11:52

O senador e candidato ao Governo do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), ao votar na manhã deste domingo (30), pareceu tranquilo e de bom humor.

Acompanhado da candidata à vice-governadora, Anne Moura (PT), da esposa Sandra Braga e das filhas, ele votou na escola municipal Professora Eliana Lúcia Monteiro da Silva, no bairro Santo Agostinho, zona oeste de Manaus.

Diferentemente de sua habitual postura, com respostas grosseiras e arrogantes, Braga estava calmo. Sereno, portanto, respondeu às perguntas da imprensa.

Questionado sobre a expectativa dele principalmente em relação às pesquisas que o colocaram em desvantagem frente ao adversário, o governador Wilson Lima (UB), durante todo o segundo turno, o candidato respondeu:

“Já que o Flamengo foi campeão, ontem, vou responder com bom humor. Jogo é jogo, treino é treino, final de campeonato é final de campeonato. A gente só sabe quando termina”, disse Braga.

Leia mais

Eventual derrota

E ainda diante da pergunta sobre a possibilidade de eventual derrota, o senador foi questionado se irá contestar o resultado da eleição, como fez em 2014, na eleição de José Melo.

 Por conta disso, as manobras jurídicas do “terceiro turno” daquela eleição levaram à cassação do então governador eleito.

Agora, mais sério, com a cara mais fechada, Eduardo Braga declarou: “Nós não vamos perder, nós vamos ganhar”.

Mesmo assim, como bom humor e aparentando tranquilidade, o candidato não conseguiu demonstrar o ânimo de vencedor.

Eleições tranquilas

No entanto, Eduadrdo Braga disse estar otimista e confiante quanto ao resultado das urnas.

“Quero desejar uma eleição tranquila a todos, não só no Amazonas, mas no Brasil. As minhas expectativas são muitos positivas. Estou muito confiante”, disse Braga.

De acordo com o candidato, a confiança de que vai vencer as eleições é atribuída ao fato de ele e a candidata à vice, Anne Moura, terem apresentado propostas.

Voto em Lula

Desse modo, ações propostas, segundo Braga, contemplam as demandas dos amazonenses e possíveis de serem executadas desde que haja racionalidade dos gastos públicos.

“Nós acreditamos que para enfrentar a fome é preciso votar no 15, para enfrentar o desemprego é preciso votar no 15, para revitalizar o sistema de saúde pública, enfrentar a fila do Sisreg é preciso votar no 15, e para ter um Brasil melhor é preciso a votar no 13 do Lula”, afirmou Eduardo Braga.

Leia mais

Última pesquisa Datafolha dá vitória de Lula por 52% a 48%

Vice confiante

Depois de votar, no bairro Santo Agostinho, Eduardo Braga seguiu com a vice, Anne Moura, para o Coroado, bairro onde ela vota.

Ele permanecerá em casa ao longo do dia. Anne Moura também ficará em casa.

A candidata à vice-governadora demonstrou confiança na vitória.

“As pesquisas no primeiro turno não apontavam que chegaríamos ao 2⁰ turno. Chegamos com o apoio do povo. Isso mostra que se o povo quiser, podemos ganhar a eleição”, disse Anne.

O candidato ao Governo do Estado, Eduardo Braga, e sua vice, Anne Moura.

Fotos: Euzivaldo Queiroz/divulgação