Cidadania mantém chapa de Amom, apesar de Conceição Sampaio

Ex-deputada federal decidiu disputar vaga de deputada estadual. Assim, aumenta o desafio de Amom, mas ajuda Wilker Barreto

Amom Mandel, vereador de Manaus

Neuton Corrêa, BNC AMAZONAS

Publicado em: 21/07/2022 às 11:57 | Atualizado em: 21/07/2022 às 11:57

O presidente do Cidadania-AM, Elcy Júnior, disse que o partido vai manter a chapa de candidatos a deputado federal que montou para as eleições 2022.

O principal candidato do grupo é o vereador Amom Mandel.

Mas, na semana passada, a chapa sofreu abalo. A ex-deputada federal Conceição Sampaio, que tentava voltar ao Congresso, recuou de seu projeto.

Em anúncio nas redes sociais, Conceição comunicou que decidiu disputar vaga de deputada estadual, cargo que ela ocupou em dois mandatos (2007-2014).

Ato contínuo, engenheiros políticos que trabalham nas montagens dos cenários de disputa de eleição passaram a conjecturar que Amom poderia desistir de sua candidatura.

Eles avaliam que, embora as pesquisas indiquem que ele apareça bem nas sondagens, há chances de ter boa votação, mas não o mandato.

No entanto, Elcy disse que o Cidadania fez ajustes na chapa federal é que as chances de eleição do parlamentar permanecem.

Histórico

Em 2018, Conceição Sampaio tentou voltou para a Câmara dos Deputados, mas não conseguiu. Ela foi a oitava mais votada, com pouco mais de 76.073 votos.

Naquele pleito, ela vinha com a força de seu mandato, da secretaria que obteve na Prefeitura de Manaus e o apoio do então prefeito Arthur Neto.

ALE-AM

Sem essas forças, Conceição tenta viabilizar condição de se eleger à ALE-AM, até pelo coeficiente eleitoral que é quase três vezes menor do que o de federal.

De quebra, ainda poderá ajudar a fortalecer a candidatura do deputado Wilker Barreto, que tenta reeleição pelo Cidadania.

Leia mais

Amazonino apresenta vereador Amom para deputado federal

Foto: Robervaldo Rocha