Federação pode ter Lima, Amazonino, Braga e Arthur no mesmo palanque
Após o anúncio da união do PSDB com o Cidadania, os caciques nacionais do MDB e União Brasil discutem a possibilidade de formar uma federação

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília
Publicado em: 30/03/2022 às 04:00 | Atualizado em: 29/03/2022 às 23:56
No último dia 19 de fevereiro de 2022, o partido Cidadania, ao qual o ex-governador Amazonino Mendes se filiou, nesta terça-feira (29), para concorrer ao Governo do Amazonas, aprovou uma federação com o PSDB. O martelo dessa coalizão vai ser batido nos primeiros dias de abril, segundo os partidos.
Agora, após a decisão do Cidadania, o PSDB fala em federação com MDB e União Brasil. Como resultado, Cidadania, PSDB, MDB e União Brasil podem ser um só partido nestas eleições.
Dessa forma, se essa federação vier a se concretizar no plano nacional, no Amazonas criaria um quadro inusitado. Hoje é impensável imaginar que o governador Wilson Lima esteja no mesmo palanque com a “velharia” Amazonino, Eduardo Braga e Arthur Virgílio Neto.
Além disso, todos são pré-candidatos concorrentes, à exceção de Arthur, que almeja volta ao Senado. Mas, em tese, seriam “obrigados” a fazer campanha no mesmo palanque.
Braga é o dono do MDB e não parece disposto a abrir mão da candidatura. O União Brasil acaba de festejar a filiação do governador Wilson Lima, que cresce as chances de se reeleger.
Com a definição anunciada hoje, Amazonino é o pré-candidato a governador pelo Cidadania.
E o PSDB, que chegou a anunciar Amazonino como afiliado, deve lançar mesmo candidato o senador Plínio Valério. Isto é o que ele tem reafirmado com convicção, até mesmo confrontando abertamente o presidente estadual Arthur Virgílio Neto.
Leia mais
Movimento de Wilson Lima assusta adversários e força a mudar atitudes
Todos juntos: Arthur anuncia Amazonino no PSDB e acena para Braga
Plínio Valério reage rápido a Amazonino e diz que é candidato do PSDB
Federação de candidatos ao governo
Em síntese, estaria criada assim uma federação com quatro candidatos ao Governo do Amazonas.
Valério, questionado sobre a possibilidade de essa federação Cidadania/PSDB/MDB/União Brasil acontecer, disse que há, sim, grandes chances.
“Eles têm conversado bastante sobre essa união”.
Colaboração da Redação do BNC Amazonas
Foto: BNC Amazonas