Hora de votação será unificada; políticos preocupados com alta abstenção
Votação obedecerá o horário oficial de Brasília, das 8h às 17. Por isso, no Amazonas, a votação ocorrerá das 7 horas da manhã até às 4 horas da tarde

Antônio Paulo, do BNC Amazonas
Publicado em: 19/09/2022 às 12:09 | Atualizado em: 19/09/2022 às 12:10
Os analistas políticos e candidatos do Amazonas que disputam as eleições estão preocupados com o alto índice de abstenção que pode acontecer este ano.
A previsão é que essa “fuga das urnas” fique em torno de 30% e 35% do eleitorado amazonense que é de 2.647.746 eleitores.
Além do costumeiro desinteresse pela política e seus candidatos, outro fator preocupante da abstenção é a mudança de horário da votação tanto em 2 de outubro (primeiro turno) quanto em 30 de outubro, na realização do segundo turno do pleito.
Pela primeira vez, o horário de votação será unificado com o horário oficial de Brasília. Ou seja, as urnas vão abrir às 8h da manhã e fechar às 17h em todo o país, independentemente de fuso horário.
Para evitar contestações e críticas durante o pleito, principalmente por parte do presidente Bolsonaro e seu grupo político, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a resolução 23.669/2022 que dispõe sobre sistemas eleitorais, destinação dos votos na totalização e proclamação dos resultados.
A principal novidade é em relação ao horário para totalização dos resultados, uma vez que, nas Eleições 2022, o horário de início e de encerramento da votação será uniformizado, em todo o país, pelo horário de Brasília.
Alerta nas redes
“Essa mudança traz preocupações em relação ao eleitorado amazonense, por isso, estou alertando o eleitor nas minhas redes sociais e no material de campanha, assim como outros candidatos, que a votação em Manaus e em mais 50 municípios do Amazonas, dessa vez, vai começar às 7 horas da manhã e terminará às 4 horas da tarde (16h), uma hora a menos que o horário oficial de Brasília”, orienta o deputado estadual (PSB) Serafim Correa, candidato à reeleição.
Na prática, os eleitores que estão em estados com fuso diferente da capital do país terão que se adaptar. Sendo assim, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Roraima e Mato Grosso terão a votação iniciada uma hora antes. No estado do Acre, a votação começará duas horas mais cedo e, em Fernando de Noronha, uma hora mais tarde.
Na avaliação do parlamentar, a unificação do horário de votação traz risco àquelas pessoas que deixam para votar na última hora, pois, elas não terão acesso às urnas após às 16h do dia 2 de outubro.

Duas horas a menos
Serafim Correa destaca ainda a situação de outros 11 municípios que ficam a oeste do Amazonas porque lá o horário será duas horas a menos que Brasília.
“Isso significa dizer que nesses municípios as eleições vão começar às 6 horas da manhã, horário local, e terminarão as 3 horas da tarde (15h), ou seja, nesses municípios do oeste do Amazonas, como Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, é provável que haja uma abstenção maior do que a prevista em decorrência desse fator horário”, afirma Serafim.
Os 11 municípios do Amazonas onde as eleições de 2022 vão começar e terminar mais cedo – 6h às 15h – são:
- Amaturá
- Atalaia do Norte
- Benjamin Constant
- Eirunepé
- Envira
- Guajará
- Ipixuna
- Itamarati
- Tabatinga
- São Paulo de Olivença
- Jutaí
Leia mais
Só para relembrar: votação em Manaus é das 7 às 16h
Quociente eleitoral
A previsão de alto índice de abstenção, nas eleições de 2022, vai se refletir também no quociente eleitoral – método pelo qual se distribuem as cadeiras nas eleições para sistema proporcional de deputados e vereadores.
No caso do Amazonas, os analistas políticos e candidatos fazem uma previsão de que os votos válidos, em que se tira o total de abstenções, votos brancos e nulos, ficará entre 1.850.000 e 1.700.000.
Esses números representam entre 30% e 35% do eleitoral amazonense que é de 2.647.746 votos.
E é a partir desse número que se pode vai poder verificar o quociente eleitoral para eleição dos deputados federais e estaduais.
Segundo os analistas, nessas eleições, para eleger um deputado federal serão necessários uma votação entre 212.500 e 231.250 votos.
Para deputado estadual, o número de votos para eleger o primeiro candidato mais votado partido ficará entre 70.833 e 77.083.