Eleitores brasileiros acreditam que vida melhora com Lula no poder

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno

Lula Manaus

Publicado em: 25/09/2022 às 09:58 | Atualizado em: 25/09/2022 às 10:00

De acordo com dados da pesquisa Datafolha divulgados neste sábado (24), 43% dos eleitores brasileiros acreditam que a vida vai ficar melhor se o ex-presidente Lula (PT) vencer o pleito e voltar a ocupar o Palácio do Planalto. 

Em sentido inverso, apenas 27% acreditam que, se Bolsonaro (PL) for reeleito pode tornar a vida melhor. 

A pesquisa também simulou a percepção dos eleitores caso Bolsonaro conquiste mais um mandato: para 39%, caso o presidente seja reeleito, a vida vai piorar; 21% acreditam que vai melhorar e 36% acham que vai ficar igual.

Leia mais

Para encerrar eleição no primeiro turno, 11% admitem voto útil

Segundo o levantamento, o petista que tinha 45% no último estudo Datafolha, do dia 15 de setembro, ganhou 2 pontos percentuais e chegou a 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro manteve os mesmos 33% que já tinha no levantamento anterior. Com isso, a diferença entre os dois candidatos passou a ser de 14 pontos. 

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula chega a 50%, o que praticamente lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Para que a eleição não tenha segundo turno, basta um candidato ter 50% e mais um voto. 

Agregador

agregador de pesquisas eleitorais do jornal O Estado de S. Paulo, que traça o desempenho geral dos candidatos à presidência com base em resultados de 14 institutos diferentes, foi atualizado neste sábado (24) e mostra que Lula (PT) aumentou suas intenções de votos válidos, isto é, quando se desconsidera os brancos e nulos, e já tem índice maior que o mínimo para vencer a eleição no primeiro turno e encerrar o pleito. 

Após as últimas pesquisas do Ipec, Quaest, Datafolha e Ipespe apontarem crescimento de Lula, o agregador do Estadão calculou que o petista possui 52% dos votos válidos – pela primeira vez desde o início da medição. Para que um candidato vença a eleição já no primeiro turno, basta conseguir 50% e mais um voto. 

Leia mais na matéria de Marcelo Hailer no site da revista Fórum

Foto: BNC Amazonas