Lula diz que horário do debate não foi pensado para o trabalhador
Ele classificou o debate como "cansativo", mas disse que o programa é uma oportunidade importante para encontrar os adversários e "poder trocar algumas farpas"

Publicado em: 30/09/2022 às 12:39 | Atualizado em: 30/09/2022 às 14:37
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reclamou do horário em que o debate da TV Globo terminou e disse que o programa não atinge “o povão” com quem ele quer dialogar.
A declaração do petista foi dada menos de seis horas após o fim do debate, que se estendeu até 1h40. O ex-presidente se encontrou na manhã desta sexta-feira (30) no Rio com os candidatos Marcelo Freixo (PSB), que disputa o governo do Rio, e André Ceciliano (PT), que tenta uma vaga no Senado no estado.
Embora o objetivo de um debate com o alcance como o da Globo seja conversar com um público mais amplo possível — a audiência superou o dobro do horário e bateu recorde em 16 anos —, a campanha de Lula queria atingir as classes média e baixa, em especial.
Leia mais
Bolsonaro e Padre Kelmon trocam papéis no intervalo de debate
Na reta final, Lula tem mirado ainda mais os indecisos desses grupos, com foco no discurso econômico, para garantir os poucos pontos percentuais que o separam de uma possível vitória no primeiro turno.
Lula classificou o debate como “cansativo”, mas disse que o programa é uma oportunidade importante para encontrar os adversários e “poder trocar algumas farpas”.
Estratégia pós-debate
Para os petistas, trata-se de uma questão prática. Se um trabalhador tem de acordar às 5h, não vai ficar até as 2h assistindo a um programa de televisão, por mais que o assunto o interesse ou considere importante.
Como o foco de Lula é conquistar exatamente a gama de indecisos entre as classes média e baixa — onde há maior probabilidade de o trabalhador ter de acordar cedo—, grande parte do debate foi “perdido” por desperdiçar a atenção desse público.
Agora, uma estratégia é tentar estimular cortes de vídeos em que o ex-presidente foi bem para circular nas redes sociais, visto que o horário de propaganda na televisão foi encerrado na quinta-feira (29).
Leia mais na matéria de Lucas Borges Teixeira e Stella Borges no portal UOL
Foto: Ricardo Stuckert/divulgação