Lula x Bolsonaro: como vai divisão de força dos apoiadores

Com os endossos de Tebet e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Lula tem a seu lado os dois candidatos à Presidência mais bem votados que não foram ao segundo turno

Fraude no INSS aponta R$ 2,1 bi com Bolsonaro, R$ 235 milhões com Lula

Publicado em: 11/10/2022 às 11:49 | Atualizado em: 11/10/2022 às 11:49

Em busca de apoio para o segundo turno da disputa pelo Planalto, em 30 de outubro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciaram novas alianças e consolidaram outras que já eram esperadas.

Lula confirmou que terá ao seu lado a senadora Simone Tebet (MDB), fechando parcerias com os principais presidenciáveis derrotados, e também angariou apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Já Bolsonaro teve a adesão dos governadores reeleitos Ibaneis Rocha (MDB-DF), Ratinho Jr (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO), o que amplia ainda mais seus palanques nos estados.

No saldo final dos apoios 25 políticos afirmaram estar ao lado de lula e 27 para Bolsonaro.

Apoios a Lula

Já sinalizado desde domingo, o embarque de Tebet na campanha lulista foi selado na quarta-feira (5), após um encontro da parlamentar com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice na chapa petista. O contato entre Lula e Tebet foi mediado por Janja, esposa do ex-presidente.

Em pronunciamento após a confirmação do apoio, Tebet declarou que Lula tem “compromisso com a democracia e a Constituição”, algo que ela não vê em Bolsonaro.

O MDB, partido da senadora, liberou os filiados “para que cada um se manifeste conforme sua consciência” na disputa presidencial.

Com os endossos de Tebet e do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), Lula tem a seu lado os dois candidatos à Presidência mais bem votados que não foram ao segundo turno. Juntos, Tebet e Ciro tiveram mais de 8,5 milhões de votos no primeiro turno.

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, reafirmou o apoio unânime do partido, e disse que “está pronto para combater o mal maior da sociedade brasileira, que é Bolsonaro, e reafirmar a democracia ao lado de Lula no segundo turno”.

Os ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa e Celso de Mello, e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e ex-ministro da Justiça Nelson Jobim demonstraram apoio ao ex-presidente.

Leia mais na matéria publicada no portal UOL

Foto: BNC AMAZONAS