Lula terá indígena em ministério caso vença Bolsonaro

Além da promessa de criar o ministério dos povos originários, o petista promete criar outros três ministérios

lula, indigena, ministerio

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 01/09/2022 às 17:06 | Atualizado em: 01/09/2022 às 17:06

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira (1º) que, se for eleito, indicará um indígena, homem ou mulher; ou um quilombola para chefiar o ministério dos povos originários que o criará.

Lula deu a declaração durante ato com artistas da cultura popular paraense, realizado no Theatro da Paz, em Belém, capital do Pará. 

“Eu vou criar o ministério dos povos originários e o ministro não será um branco como eu. Será um indígena, homem ou mulher. Para que a gente possa valorizar. Pode ser um quilombola, sabe”, afirmou o candidato do PT.

Mais ministérios 

Além do ministério dos povos originários – destinado à elaboração de políticas públicas para as populações indígenas e quilombolas – o candidato do PT tem dito que vai criar uma pasta específica voltada às mulheres e recriar os ministérios da Segurança Pública e da Cultura, caso seja eleito.

Leia mais

Israel Tuyuka diz que ‘indígena pode ocupar qualquer cargo’

Na agenda no Theatro da Paz, Lula estava acompanhado do governador do Pará e candidato à reeleição, Helder Barbalho (MDB-PA); de Beto Faro, candidato do PT ao Senado; dos senadores Paulo Rocha (PT-PA) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP); e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol). 

Leia mais no G1 

Foto: PT/divulgação

Tags