Moraes reforça luta contra fake news com donos de redes sociais

Participam do encontro representantes das seguintes empresas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp); Twitter; Tik Tok; Kwai; Linkedin; Google; Youtube

Governo Bolsonaro se irrita com Moraes e PF por causa de empresários

Ferreira Gabriel

Publicado em: 19/10/2022 às 12:05 | Atualizado em: 19/10/2022 às 12:06

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se reuniu nesta quarta-feira (19) em Brasília com representantes de diversas plataformas digitais para discutir o combate a fake news nas eleições deste ano.

Participam do encontro representantes das seguintes empresas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp); Twitter; Tik Tok; Kwai; Linkedin; Google; Youtube.

Além de Moraes, compareceram ministros do TSE e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet. Segundo o tribunal, não houve representante da rede social Telegram no encontro. O segundo turno das eleições está marcado para o próximo dia 30.

Ao final do primeiro turno das eleições deste ano, Alexandre de Moraes disse à TV Globo que houve redução na disseminação de fake news neste ano na comparação com o pleito de 2018.

“Sem dúvida, tivemos um número muito menor de fake news. […] Não tivemos, eu diria, 10% da importância que as fake news tiveram nas eleições de 2018. Muito, também, pelo aprendizado do eleitor. O eleitor também está mais vacinado em relação a essas fake news”, disse.

Nas últimas semanas, o TSE tomou uma série de decisões que barraram a disseminação de diversas fake news relacionadas às eleições.

Leia mais na matéria de Rosanne D’Agostino no G1

Leia mais

TSE abre investigação de Carlos Bolsonaro por espalhar fake news

Foto: Agência Brasil