PEC da bondade não estanca queda de Bolsonaro, diz pesquisa
O ex-presidente Lula segue liderando a corrida ao Palácio do Planalto
Publicado em: 04/08/2022 às 09:25 | Atualizado em: 04/08/2022 às 09:25
A PEC das bondades do governo federal não tem gerado o efeito desejado pelo presidente Jair Bolsonaro para as Eleições 2022.
Conforme a pesquisa PoderData realizada por telefone e divulgada hoje pelo site Poder360, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua estável na liderança da corrida ao Palácio do Planalto, com 43% das intenções de voto. Trata-se, portanto, da mesma porcentagem registrada pelo petista na sondagem realizada há duas semanas.
Na mesma pesquisa o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, oscilou dois pontos para baixo, de 37% para 35%, dentro da margem de erro que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O resultado é o do cenário testado com 12 nomes na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) oscilou positivamente de 6% para 7%, enquanto a senadora Simone Tebet flutuou de 3% para 4%. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.
O deputado federal André Janones (Avante) ficou estável com 2%; e o cientista político Luiz Felipe D’Avila (Novo) e o ex-deputado José Maria Eymael (DC) oscilaram de 0% para 1%.
O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil), a professora Sofia Manzano (PCB), o empresário Pablo Marçal (Pros), o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) e a sindicalista Vera Lucia (PSTU) não pontuaram.
Na margem de erro, Janones, D’Avila, Eymael, Bivar, Manzano, Marçal, Péricles e Vera empatam com Tebet, mas não com Ciro.
Brancos e nulos somaram 4%, e os entrevistados que disseram não saber em quem votar também foram 2%.
Leia mais no UOL
Leia mais
Lula lidera com 12 pontos à frente de Bolsonaro, diz nova pesquisa
Foto: Reprodução