Trabalho jornalĂstico tem relevĂ¢ncia na decisĂ£o do voto, diz pesquisa
Consideram altamente relevante para a escolha do candidato as notĂcias na TV 48% dos entrevistados

Publicado em: 12/09/2022 Ă s 14:20 | Atualizado em: 12/09/2022 Ă s 14:21
A quantidade de eleitores que dĂ£o muita importĂ¢ncia para o trabalho jornalĂstico no momento de definir o voto para presidente aumentou de 2018 a 2022, de acordo com a pesquisa Datafolha.
Pesquisa do instituto feita na quinta (8) e na sexta-feira (9) questionou os entrevistados sobre os fatores que pesam na hora da escolha de um candidato e incluiu entre as perguntas o noticiĂ¡rio em diferentes plataformas.
Consideram altamente relevante para a escolha do candidato as notĂcias na TV 48% dos entrevistados. Na campanha de 2018, esse mesmo questionamento foi feito, e a resposta foi de 43%.
A margem de erro da mais recente pesquisa Ă© de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento tambĂ©m mostra que eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL) dĂ£o menos importĂ¢ncia ao jornalismo na TV.
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Nesse segmento do eleitorado, 38% dizem que as notĂcias na televisĂ£o tĂªm alta relevĂ¢ncia para a definiĂ§Ă£o do voto. Entre quem votarĂ¡ no ex-presidente Lula (PT), a taxa sobe para 57%.
Questionados sobre notĂcias nas redes sociais, 44% dos entrevistados disseram que elas sĂ£o altamente relevantes para a escolha do voto. HĂ¡ quatro anos, eram 38%.
JĂ¡ em relaĂ§Ă£o a notĂcias no rĂ¡dio, as respostas positivas foram de 42% —eram 39% em 2018.
Em outro questionamento dessa sĂ©rie, 65% atribuĂram alta relevĂ¢ncia a debates entre os candidatos —atĂ© agora apenas um foi promovido na campanha.
O horĂ¡rio eleitoral na TV e no rĂ¡dio Ă© considerado muito importante para a decisĂ£o para 38%.
Pesquisas eleitorais sĂ£o um fator muito importante para 49%, ante 42% de respostas positivas quatro anos atrĂ¡s.
A pesquisa do Datafolha ouviu 2.676 eleitores e foi encomendada pela Folha e pela TV Globo sob o nĂºmero BR-07422/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.
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Foto: reproduĂ§Ă£o TV Band