Pesquisas Exame e Ipespe reforçam liderança de Lula acima de 40%
O petista lidera nas intenções de voto, enquanto o presidente da República fica estagnado

Publicado em: 20/05/2022 às 11:13 | Atualizado em: 20/05/2022 às 11:13
As pesquisas eleitorais Exame/ Ideia e Ipespe, contratada pela XP Investimentos, apresentam nesta sexta-feira (20), o ex-presidente Lula (PT) como líder na intenção de votos à presidência da República.
Na Exame, o petista 41% no principal cenário da pesquisa estimulada, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). O terceiro lugar é ocupado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem 9% das intenções de voto.
O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 2%; a senadora Simone Tebet (MDB), a economista Sofia Manzano (PCB), o deputado federal André Janones (Avante) e o cientista político Luiz Felipe d’Avila (Novo) têm 1% cada. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles empatam tecnicamente.
O ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lúcia (PSTU), o coach Pablo Marçal (Pros), o líder de movimento social Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e o ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) não chegaram a 1%.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 14 e 19 de maio.
Pela Ipespe, Lula segue à frente com 44% das intenções de voto também na pesquisa estimulada. Bolsonaro que busca a reeleição, é o segundo, com 32%. Os percentuais foram os mesmos registrados na rodada anterior, divulgada na semana passada.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também ficou estável, com 8% das intenções de voto. O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) oscilou positivamente de 3% para 4%. O deputado federal André Janones (Avante) registrou os mesmos 2% do levantamento anterior, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) oscilou positivamente de 1% para 2%. Como a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, esses pré-candidatos estão tecnicamente empatados.
O cientista político Felipe d’Avila (Novo), a sindicalista Vera Lucia (PSTU), o ex-deputado José Maria Eymael (DC) ficaram com 0% —os três foram citados, mas, por arredondamento, não chegaram a 1%. O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) estava na lista de nomes, mas não foi citado por nenhum entrevistado.
Para a pesquisa, o instituto entrou em contato por telefone com 1.000 entrevistados, de 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 18 de maio.
Leia mais no UOL
Leia mais
Como o eleitor envelhecido pode influenciar na eleição deste ano
Foto: Ricardo Stuckerts/Fotos Públicas