Piora da situação econômica do eleitor reflete rejeição a Bolsonaro

“A percepção de que a vida piorou do ano passado até o presente momento é maior que a percepção de melhora", destacou levantamento

Ferreira Gabriel

Publicado em: 26/05/2022 às 12:27 | Atualizado em: 26/05/2022 às 12:27

Para os eleitores, a situação econômica piorou e a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou, conforme dados da nova edição da Pesquisa Modalmais-Futura sobre as intenções de voto nas eleições de 2022, divulgada nesta quinta-feira (26).

A fatia de entrevistados que disseram que não votariam no atual presidente passou de 43,7% para 44,1%, entre abril e maio, na pesquisa estimulada múltipla, refletindo a percepção de piora na qualidade de vida e a oposição da população contra a privatização da Petrobras. 

Em segundo lugar, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresenta rejeição de 37,7%, acima dos 33,5% registrados em abril. Entre as mulheres, a rejeição a Bolsonaro chega a 49,7%, enquanto o percentual de quem respondeu que não votaria em Lula, ficou em 33,4%.

“A percepção de que a vida piorou do ano passado até o presente momento é maior que a percepção de melhora. A maioria dos entrevistados (58,5%) são contrários à privatização da Petrobras e acreditam que se ocorrer, o preço do combustível será maior”, destacou o levantamento, que aponta 37,6% dos entrevistados reclamando da piora na qualidade de vida.

No Nordeste, o percentual contra a privatização da Petrobras é o maior do país, de 65,7%. Apenas 26,6% dos entrevistados afirmaram serem favoráveis à privatização da estatal.

Na tentativa de tentar dar algum sinal ao eleitorado insatisfeito com a alta dos preços dos combustíveis, Bolsonaro trocou o comando do Ministério de Minas e Energia e, em seguida, demitiu o presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, a menos de 40 dias no cargo.

O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, afirmou na posse que a prioridade de sua gestão será a privatização da companhia.

Leia mais no Blog do Vicente no Correio Braziliense

Leia mais

Pesquisa diz se Bolsonaro ou Lula ganham mais sem Dória na disputa

Foto: Clauber Caetano/Presidência da República