Voto a presidente de sete entre dez eleitores já está decidido
O levantamento contratado e divulgado pelo jornal "Folha de S.Paulo" ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28)

Publicado em: 29/07/2022 às 16:32 | Atualizado em: 29/07/2022 às 16:32
Pesquisa Datafolha divulgada, nesta sexta-feira (29), mostra que 71% dos eleitores dizem estar totalmente decididos sobre o voto para presidente, enquanto 28% declaram que ainda podem mudar.
Segundo a pesquisa, os eleitores mais convictos são os que pretendem votar no ex-presidente Lula, candidato pelo PT, e no atual presidente, Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL. Entre os que declaram voto em Lula, 79% dizem estar totalmente decididos e 20% podem mudar. Para Bolsonaro, os índices são de 79% e 21%.
O levantamento contratado e divulgado pelo jornal “Folha de S.Paulo” ouviu 2.556 pessoas em 183 cidades do país entre quarta (27) e quinta (28). A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01192/2022.
Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e de Simone Tebet (MDB) demostram que ainda podem trocar de candidato. Entre os que escolheram Ciro, 34% afirmam estar totalmente decididos e 65% podem mudar. Entre os eleitores de Tebet, esses números são 39% e 59%, respectivamente.
Leia mais
Se perder as eleições, Bolsonaro enfrentará processos na Justiça comum
Os quatro candidatos (Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet) são os que mais têm intenção de voto dos brasileiros, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28). No primeiro turno, Lula tem 47% das intenções de voto; Bolsonaro, 29%; Ciro, 8%; e Simone, 2%.
Leia mais no G1
Campanha intensa
A semana que se encerra neste sábado (16) foi marcada pela declaração de apoio de Anitta ao ex-presidente Lula da Silva (PT) na disputa pela Presidência da República.
Crítica ferrenha de Jair Bolsonaro (PL), a cantora ofereceu ajuda para “bombar” o petista na internet. Ela soma mais de 97 milhões de seguidores no Instagram, Facebook e Twitter.
Como Anitta, outros músicos, artistas e celebridades estão indo a público expressar apoio ao petista ou manifestar-se a favor de Bolsonaro, os dois nomes que lideram as pesquisas eleitorais para o cargo de chefe do Executivo.
Pesquisa PoderData, realizada de 3 a 5 de julho de 2022, mostra Lula com 44% das intenções de voto contra 36% do atual presidente.
Desse modo, dos dois lados, há artistas de grande projeção, capazes de mobilizar milhões de seguidores.
No entanto, conforme leitura do cientista político Leandro Gabiati, o impacto do apoio das celebridades está relacionado a uma questão de simbolismo.
Apesar de contribuir para a elaboração do eleitorado e ajudar na mobilização, um famoso não define uma eleição sozinho.
“Simbolicamente, o apoio dos artistas terá um impacto importante nas redes sociais. É lógico que os políticos vão tentar explorar o apoio que eles têm de figuras populares. E é importante que, dentro da campanha, eles criem uma estratégia nas redes, explorando bem o apoio. Mas temos que considerar o dia a dia das pessoas. Eu posso eventualmente escutar A ou B, mas o voto é muito racional. Eu decido muito pela empatia que tenho com o candidato, principalmente falando de uma eleição presidencial. O voto tem uma série de orientações muito racionais”.
Leia mais no Poder360
Fotos: reprodução