PT decide na quarta apoio para Eduardo Braga ou Ricardo Nicolau
O encontro foi marcado para resolver impasses no Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás

Publicado em: 25/07/2022 às 18:04 | Atualizado em: 25/07/2022 às 18:04
A diretoria executiva nacional do PT vai bater o martelo, na quarta-feira (27), sobre quem vai apoiar ao Governo do Amazonas. A escolha será entre o senador Eduardo Braga (MDB) ou o deputado estadual Ricardo Nicolau (Solidariedade).
O encontro foi marcado para resolver impasses no Amazonas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Goiás.
De acordo com membros da executiva ouvidos pelo Valor Econômico, a preferência do ex-presidente Lula é pela pré-candidatura de Braga.
Contudo, uma ala do partido resiste e tenta levar o apoio para Nicolau. As mesmas fontes dizem que a tendência na executiva é aprovar apoio a Braga.
Leia mais
Ipespe/XP também dá larga vantagem de Lula sobre Bolsonaro
O PT do Amazonas havia decidido lançar a pré-candidatura do ex-senador João Pedro ao governo, mas ela teria sido retirada a pedido de Lula.
Aliás, o apoio à reeleição de Omar Aziz, ao Senado, e Braga na mesma chapa está sendo considerado um esforço de Lula para ampliar canais com PSD e MDB em nível nacional.
Por isso, as negociações no estado estão sendo consideradas estratégicas para o partido conseguir o maior apoio possível já no primeiro turno da eleição presidencial.
Na sua conta no Twitter, Braga mantém fixado um vídeo gravado por Lula no qual o ex-presidente cita o “prazer de ser presidente quando o Eduardo Braga foi governador”, entre 2003 e 2010. À época, Aziz era vice de Braga.
“Eu tive o prazer de ser presidente quando o Eduardo Braga foi governador. Eduardo, muito obrigado pela reunião com o MDB, pelo trabalho que você fez, e espero que você consiga colher os frutos que você plantou”, diz Lula no vídeo.
Em reunião realizada em São Paulo na semana passada, diversos caciques do MDB prometeram defender apoio ao PT na comissão nacional da legenda.
Entre os emedebistas simpáticos à candidatura de Lula constam nomes importantes da sigla em Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e Pará.
Foto: Ronaldo Siqueira/exclusiva para o BNC Amazonas