Tarcísio livrará policiais de câmeras em SP caso seja eleito 

Na visão do candidato ao governo paulista, as câmeras significam um voto de desconfiança para o policial

tarcisio, policiais, cameras, sp

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 07/10/2022 às 17:15 | Atualizado em: 07/10/2022 às 17:15

O candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que irá mesmo retirar as câmeras instaladas nas fardas de policiais militares caso seja eleito.  

Esta é a primeira vez que o ex-ministro fala com convicção sobre o assunto porque em declarações anteriores, dizia que estudaria a questão. 

A afirmação foi dada, nesta sexta-feira (7), em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan e publicada no UOL. 

Em maio, por exemplo, Tarcísio disse também em publicação do UOL: “Especialistas dizem que resultados são positivos. Mas acho que a gente tem que ter capacidade de levantar outras questões. Para mim é um voto de desconfiança para o policial. Eu acredito no policial. Acredito naquele profissional que coloca uma farda e coloca a vida em risco para nos defender. Entre policial e criminoso, fico com policial. Você tira privacidade do policial e não permite que coisas que eram rotina aconteçam”.

Leia mais

Ao ser questionado sobre a segurança pública, nesta sexta-feira, o candidato prometeu uma série de medidas voltadas às forças de segurança, como melhoria de salário, plano de carreira, assistência médica e jurídica. 

“A turma [os policiais] tem que perceber que o Estado está do lado dele, é por isso que eu tive uma postura muito crítica com relação às câmeras. O que representa a câmera? É uma situação de deixar o policial em desvantagem em relação ao bandido. Com certeza [vou tirar]”  

Mortes despencaram com câmeras 

Reportagem publicada em julho pelo UOL mostrou que as mortes cometidas por policiais militares despencaram em 19 dos 131 batalhões do estado de São Paulo um ano depois que as ações de seus agentes começaram a ser filmadas. 

Dados obtidos pela reportagem mostram queda de 80% na letalidade policial nessas unidades após a implantação do programa Olho Vivo —que prevê a instalação de câmeras nos uniformes.  

Reportagem publicada em abril pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que o uso de câmeras pelos policiais também aumenta a proteção da tropa.  

Nos últimos três anos (2019-2021), entre os meses de junho e outubro, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam a tecnologia. Nas unidades que não a utilizam, a queda foi de 19,2%. 

Leia mais no texto de Stella Borges, do UOL 

Foto: Governo de São Paulo/divulgação