TSE rejeita teses de militares para eleições e reafirma segurança 

Técnicos do TSE rebatem três teses sobre eventuais problemas de auditagem das urnas e de segurança do processo

tse, militares, eleicoes, seguranca

Aguinaldo Rodrigues

Publicado em: 09/05/2022 às 20:32 | Atualizado em: 09/05/2022 às 20:33

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin (foto), tornou públicas, nesta segunda-feira (9), em meio à crise entre o Executivo e a Justiça Eleitoral, as respostas sobre questionamentos das Forças Armadas sobre o processo eleitoral.

No texto, técnicos da corte eleitoral rebatem três teses, formuladas pelos militares, sobre eventuais problemas de capacidade de auditagem das urnas e de segurança do processo.

O tribunal também assinala que outras quatro sugestões já são utilizadas no processo eleitoral e, portanto, estão contempladas no próximo pleito. 

Além disso, o TSE encaminhou ofício circular aos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e do Observatório de Transparência das Eleições (OTE).

O documento divulga as respostas técnicas às opiniões e recomendações feitas pelo Ministério da Defesa, em 22 de março deste ano.

Leia mais

Veja erros apontados pelo TSE em propostas feitas pelos militares 

É a segunda vez que o TSE responde aos questionamentos das Forças Armadas sobre o processo eleitoral.

Na primeira oportunidade, o prazo para participação e aperfeiçoamento do pleito estava aberto para os agentes públicos; 700 páginas esclareceram as dúvidas então encaminhadas. Desta vez, o Ministério da Defesa fez sete perguntas, que foram respondidas em 35 páginas. 

O Ofício MD nº 007 está estruturado em sete tópicos: nível de confiança do teste de integridade; processo de amostragem aleatório para seleção de urnas que compõem o teste de integridade; totalização com redundância pelos TRE; fiscalização e auditoria; inclusão de urnas modelo UE2020 no Teste Público de Segurança; procedimentos normativos para a hipótese de verificação de irregularidade em teste de integridade; sugestões para uma possível duplicidade entre abstenção e voto. 

Leia mais no Metrópoles 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Tags