TV aberta faz debate de candidatos a governador no dia 7 de agosto

Nos principais estados do país, os candidatos vão ficar frente a frente para discutir ideias e propostas

Publicado em: 28/07/2022 às 17:55 | Atualizado em: 28/07/2022 às 17:55

O primeiro debate da TV Aberta com os candidatos aos governos estaduais acontece na Band TV no próximo dia 7 de agosto, às 21h (20h, horário de Manaus). Nos principais estados do país, os candidatos vão ficar frente a frente para discutir ideias e propostas.

No dia 21/07A aconteceu uma reunião com os candidatos de São Paulo para a definição das regras finais do debate, bem como os sorteios de ordens de perguntas e respostas e a disposição dos candidatos no estúdio, que ficou da seguinte maneira:

No primeiro bloco todos os candidatos vãos responder uma pergunta programática escolhida pela produção.

A ordem das respostas é definida por sorteio. Depois desta etapa, cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, cada candidato escolhe quem responde, todos vão responder.

O candidato terá quatro minutos para responder podendo usar no mínimo um minuto e guardar o restante para a tréplica. Seguindo o modelo de sucesso do último debate, os candidatos terão autonomia para administrar o tempo.

No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas, que escolhem o candidato que vai responder e qual candidato comentará a resposta. 

No terceiro bloco mais uma vez cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, todos vão responder. Depois, cada um terá 1 minuto para as considerações finais.

Onde houver segundo turno o debate será no dia 5 de outubro.

Essas regras, do debate em São Paulo, servem de referência para os confrontos nos outros estados. 

Nos cinco estados com os maiores colégios eleitorais, todos os pré-candidatos ao governo já confirmaram presença no debate da Band. 

Em São Paulo estarão frente a frente Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinicius Poit (Novo), Elvis César (PDT) e Rodrigo Garcia (PSDB).

No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Claudio Castro (PL) também confirmaram

Em Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) vão ficar frente a frente.

Leia mais no UOL

Foto: divulgação