Wilson diz que Braga e Nicolau combinaram ataque no debate da TV
Dupla de oposição montou estratégia e só dirigiu perguntas ao governador. Carol e Tuyuka também miram a mesma artilharia

Antônio Paulo, do BNC Amazonas
Publicado em: 28/09/2022 às 01:51 | Atualizado em: 28/09/2022 às 08:06
O debate entre os candidatos governador do Amazonas, na Rede Amazônica de Televisão, realizado na noite desta terça-feira (27) foi marcado por uma estratégia dos que fazem oposição ao governador Wilson Lima (União Brasil): ataques, acusações e muita crítica.
Com cada candidato ora fazendo perguntas entre si, de forma livre, ora com perguntas de temas determinados, os opositores não se dirigiram a Wilson Lima diretamente, nos primeiros dois blocos, mas utilizaram um e outro para atacar o governador e sua gestão.
O candidato Eduardo Braga (MDB) fez pergunta a Ricardo Nicolau e vice-versa. Os dois candidatos buscaram os problemas da saúde no Estado, citaram a pandemia, falta de UTI no interior.
Raivosos, Braga e Nicolau se revezaram ainda no ataque ao atual governador, citando o processo que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sobre o caso dos respiradores.
O médico Israel Tuyuka (Psol) também mirou no governador e o atacou principalmente quando o questionou sobre o que sentiu ao ver tantas mortes no auge da pandemia.
Na primeira fase do debate, Carol Braz (PDT) tentou fugir dessa “pegadinha” para Wilson Lima e buscou mostrar suas propostas, que ela é o nome novo nesta eleição e que vem da Justiça.
Mas, a defensora pública, quando teve oportunidade, cutucou Wilson com críticas à fome no Estado, à situação da segurança pública e os ataques à Zona Franca de Manaus (ZFM).
Leia mais
Lima desmente Braga e diz que UTI no interior estão funcionando
Henrique Oliveira diz que Braga reajustou preço da energia
Dobradinha
A dupla que se contrapôs ao esquema de ataque direto, montado pela oposição, foi o próprio governador e o candidato Henrique Oliveira (Podemos).
Sem fazer questionamentos a Wilson Lima, Henrique direcionou sua artilharia principalmente a Eduardo Braga.
O candidato do Podemos chamou o senador de mentiroso e bateu duro quando o responsabilizou pela mais cara tarifa de energia elétrica do Amazonas e pela implantação da bandeira tarifária quando Braga era ministro de Minas e Energia.
Só se defendeu
Alvo dos adversários em todo o debate da Rede Amazônica, Wilson Lima o que fez foi se defender.
Sereno, seguro e muito tranquilo, o governador apresentou os números de sua gestão, rebateu com a instalação de 31 UTI em Parintins, Tefé, Tabatinga e a próxima em Humaitá.
Wilson também contestou a ação no STJ e disse que no processo de 135 páginas não consta corrupção e nem responde por improbidade administrativa.
Dessa forma, em vez de reagir ao virulento ataque principalmente de Braga e Nicolau, Lima aproveitou para mostrar os resultados de sua administração.
Citou o prato cheio, auxílio de renda permanente de R$ 150, passe livre estudantil entre outros projetos.
De olho no segundo turno
Como resultado, o debate da Rede Amazônica, o penúltimo da TV antes do primeiro turno, teve pouca proposta e muita troca de acusação.
Os candidatos de oposição buscaram atacar o governador Wilson Lima e sua gestão na tentativa de avançar nas intenções de voto e disputar com ele o segundo turno do pleito de 2022.
Percepção
Na saída da TV Amazonas, após o debate, o governador Wilson Lima comentou a estratégia da oposição de mirar nele.
“Eles estão aqui fazendo isso e imaginam que está do outro lado não tem essa percepção que fizeram esse combinado para me atacar.
E é isso que sempre fizeram, pois, sempre foi o jogo deles. Eles acham que para construir a imagem deles, precisam atacar alguém.
Como todos viram, a gente veio aqui com trabalho propositivo e uma campanha limpa, sem ataque a ninguém.
E a gente faz isso porque tem o que mostrar, entregas que foram feitas como o auxílio estadual permanente, o ‘Asfalta Manaus’, em parceria com a Prefeitura, passe livre estudantil e tantas outras obras e ações que melhoram a vida das pessoas”, comentou o governador.
Fortalecimento
Se saiu fortalecido, Wilson Lima disse que cada participação em debate é importante para mostrar a que viemos ao eleitor que nos acompanhou.
Foi, sim, importante para prestar contas de algumas das ações que fizemos e fazer esclarecimentos necessários à população”, disse Wilson Lima.
Foto: Robson Correa