No primeiro debate do segundo turno, promovido pela TV Norte Amazonas nesta quarta-feira (9), David Almeida (Avante) criticou Alberto Neto (PL) por “não ajudar” a cidade de Manaus na área da segurança pública.
Além de deputado federal, o candidato do PL é oficial da Polícia Militar. Alberto Neto, inclusive, foi eleito pela primeira vez no Amazonas, em 2018, sob a pauta de segurança. Além de capitão, ele tem pós-graduação em gestão pública e ciências jurídicas.
“Manaus é a terceira cidade mais insegura do Brasil, é a vigésima sétima do mundo, sabe por quê? Por falta de investimento em segurança pública. Você sabe, conhece, você se diz especialista em segurança e quer atribuir à prefeitura, à guarda municipal a questão da segurança pública, que é de responsabilidade do governo do estado. Você deveria ter contribuído. A cidade de Manaus não está melhor porque você não ajudou”, disse David Almeida.
Alberto Neto questionou a atual administração municipal, considerada uma das “piores” em questão de segurança pública, segundo ele, e comentou sobre o índice de roubos de celulares na cidade.
“Manaus é a cidade, David, que mais se rouba e furta celular do Brasil, isso acontece sabe onde? Dentro dos coletivos, que são de sua responsabilidade, não adianta jogar para o governador”, criticou o candidato do PL.
Almeida, por sua vez, retrucou e disse que a cidade não está melhor devido à atuação de Alberto, que “nunca destinou recursos públicos”, via emenda parlamentar, para investimentos no setor de segurança pública da capital amazonense.
“O Alberto fala de segurança, você foi eleito duas vezes, você é policial militar, Manaus é a terceira cidade mais perigosa do mundo por causa de policiais como você”, iniciou David.
O atual prefeito, que busca reeleição, continuou: “Quatrocentos milhões, você ajudou Brasília, Goiânia, Londrina e esqueceu a cidade de Manaus. Você não mandou um recurso para ajudar a Guarda Municipal, muito menos a Polícia Militar. Você não tem capacidade de ajudar os seus colegas que estão com a data base atrasada e as promoções. Você não é a pessoa mais correta e mais indicada para falar de segurança pública”, finalizou o representante do Avante.
Leia mais
Foto: BNC Amazonas