Alberto Neto se lança a prefeito com Alfredo Nascimento como referência

O presidente estadual do PL, Alfredo Nascimento desconversou sobre chapa puro-sangue abrindo as portas para demais partidos até de Centro

Ferreira Gabriel, Gabriel Ferreira da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/03/2024 às 15:27 | Atualizado em: 22/03/2024 às 15:27

O deputado federal Alberto Neto (PL) confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Manaus nesta sexta-feira (22).

Em entrevista à imprensa, na sede do partido na capital, Alberto Neto citou o presidente estadual do PL e ex-senador Alfredo Nascimento como referencia de trajetória política.

Nascimento foi duas vezes prefeito de Manaus (1997 a 2004) e vice-governador do Amazonas (1995-1996) com Amazonino Mendes, que lhe abriu as portas para a política no Amazonas.

“Foi o prefeito melhor avaliado do país na sua época. […] Foi referência no país todo”, disse Alberto Neto.

Leia mais

Delegado quer ser vereador, mas sonha mesmo é com vaga Alberto Neto

Com Bolsonaro

O pré-candidato fez questão de afirmar ser o candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“A alegria do presidente Bolsonaro é saber que Manaus terá um candidato de direita, candidato raiz. Capacitado, preparado pra enfrentar uma disputa majoritária, que a gente que é difícil. E que nós hoje nos sentimentos preparados para representar a direita de Manaus, representar o presidente Bolsonaro na cidade de Manaus”, disse.

De acordo com o pré-candidato, o pleito deste ano é uma estratégia política visando a disputa de 2026, em que a direita acredita na candidatura de Bolsonaro, apesar de estar inelegível até 2030.

Para ele, é preciso a união da direita, de olho mais de 60% dos votos recebidos por Bolsonaro no segundo turno de 2022 em Manaus.

Nascimento disse que o PL terá uma candidatura independente, encabeçando a chapa para disputar a prefeitura.

Conforme ele, portanto, o partido vai a eleição.

Leia mais

Apoio de Bolsonaro e PL a Alberto Neto em Manaus traz significados

E a chapa puro-sangue?

Nascimento se esquivou de falar da chapa puro-sangue do PL que circulou, com Alfredo Menezes Júnior como vice.

“A gente não pode fechar as portas. Naturalmente a gente quer agregar com outros partidos, com outras pessoas que representam a direita. Nada impede que a gente tenha uma candidatura de centro”.

Leia mais

Com bênção de Bolsonaro, PL lança Alberto Neto a prefeito de Manaus

Menezes não quer ser vice

Ausente do evento do partido e até das últimas fotos com seu compadre Bolsonaro, Menezes Jr. parece ter caído à esquerda.

Os comentários eram de que Menezes Jr. não aceitou o posto de vice.

Nas asas das especulações, até a presença da deputada estadual Débora Menezes serviu como motivo das conversas sabre o vice de Alberto Neto.

Menezes chegou a declarar ser pré-candidato a prefeito de Manaus pelo PL, mas acabou barrado, principalmente com o apoio de seu compadre Jair Bolsonaro à Alberto Neto.

Conversas com Almeida

Nascimento comentou sobre conversas de meses atrás com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), sobre possível apoio do PL à sua reeleição ou até filiação ao partido.

“Houve conversas sim, mas eu registro que a premissa do partido é que o candidato a prefeito seja do Partido Liberal. O partido do tamanho do nosso não pode ceder aos partidos que são menores em termos de representatividade”, disse o dirigente.

Foto: BNC Amazonas