Apoio de Bolsonaro e PL a Alberto Neto em Manaus traz significados

Declaração de apoio veio após ‘pernada’ de coronel Menezes com Wilson Lima e Roberto Cidade

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 20/03/2024 às 20:31 | Atualizado em: 20/03/2024 às 20:38

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou, nesta terça-feira (19), apoio à pré-candidatura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) à Prefeitura de Manaus.

A oficialização do apoio de Bolsonaro ocorreu na sede do Partido Liberal, em Brasília, ao lado do presidente do partido no Amazonas, Alfredo Nascimento, e do presidente do PL nacional, Valdemar da Costa Neto.

O PL tem uma meta ousada para as eleições municipais de 2024: eleger até 1.500 prefeitos em todo o Brasil, incluindo seis capitais. E Manaus está mira.

Desse modo, o apoio formal de Bolsonaro e dos caciques do PL nacional e estadual ocorre três dias depois de o ex-superintendente da Suframa e candidato derrotado ao Senado, nas eleições de 2022, coronel Alfredo Menezes, aparecer na foto da convenção municipal do União Brasil.

Menezes estava ao lado do governador Wilson Lima e do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade, que é pré-candidato a prefeito de Manaus.

Por conta disso, no meio político, a aparição Alfredo Menezes, ao lado dos prováveis concorrentes nessas eleições, está sendo considerada uma “pernada” tanto no compadre de Bolsonaro quando no cacicado liberal.

Isso porque o militar da reserva é (ou era) cotado como vice na chapa do capitão Alberto Neto, mesmo enfrentando algumas resistências e rusgas dentro do partido.

Além do que todos estão de olho no capital político do coronel Menezes, adquirido nas eleições de 2022.

Embora derrotado pelo senador reeleito Omar Aziz (PSD-AM), ele conseguiu 51,77% dos votos da capital Manaus.

No entanto, ao aparecer na convenção do União Brasil, Menezes mandou um recado claro a Alberto Neto e Alfredo Nascimento: quer levar os votos da direita bolsonarista de Manaus, que considera dele, para o colo de Roberto Cidade e, consequentemente, a Wilson Lima.

Nesse caso, o coronel Alfredo Menezes pode até vir a ser o vice na chapa do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Leia mais

Sem partido, sem prefeitura, Menezes agora fica sem Bolsonaro 

Candidatura maiúscula

Por conta disso e para demonstrar força política, nesta terça-feira (19), vídeos foram compartilhados pelo deputado Capitão Alberto Neto, em suas redes sociais, onde Bolsonaro e as lideranças do PL asseguraram apoio incondicional à candidatura dele.

Bolsonaro destacou que o capitão da Polícia Militar do Amazonas é um pré-candidato com letra maiúscula para disputar a prefeitura de Manaus.

“Desejo a ele boa sorte e digo a vocês todos, manauaras é uma grande opção, uma pessoa que realmente desponta como novo sangue na política desse município. Boa sorte a você, tenha sucesso! ”, afirmou o ex-presidente.

‘Cabra’ candidato

O ex-senador Alfredo Nascimento reforçou o nome do parlamentar como representante do PL no pleito.

“Pessoal de Manaus, estou aqui no PL nacional, com nosso presidente nacional Valdemar da Costa Neto e o nosso pré-candidato a prefeito de Manaus Capitão Alberto Neto. Presidente é bom ter esse cabra como candidato”, disse.

Valdemar Costa Neto, destacou e experiência do deputado e chancelou as palavras de Nascimento.

“Alfredo onde você assinar, você pode ter certeza de que nós vamos acompanhar. O capitão Alberto está preparado para isso e nós vamos chegar lá. Conte com o seu partido, conte com a nossa ajuda. Estamos juntos”, declarou

Alberto Neto agradeceu a confiança de Bolsonaro.

“Obrigado capitão, obrigado presidente Alfredo Nascimento. É uma honra está representando o Partido Liberal, representar o presidente Bolsonaro na cidade de Manaus. Tenho certeza de que juntos vamos fazer um grande trabalho”, enfatizou o deputado Alberto Neto.

Significados

Mas, o que esse apoio formal e incondicional de Bolsonaro e dos caciques do PL representam à pré-candidatura do deputado-capitão?

Após ouvir especialistas e experientes políticos do Amazonas, observou-se que esse “estardalhaço” quer demonstrar força política de Alberto Neto e que ele está no jogo e na cena das eleições de 2024.

Portanto, mantém a pré-candidatura à prefeitura de Manaus e conta com os votos da direita bolsonarista que, em 2022, ficou com 53,55% dos votos na capital amazonense.

Outra constatação importante desse movimento é que Alberto Neto, assim como Bolsonaro, Alfredo Nascimento e Valdemar da Costa Neto podem estar acenando para o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).

Isso porque o prefeito tem mantido conversas com a direção do PL e até já chegou a ventilar, por meio da imprensa, que estaria se filiando ao Partido Liberal.

Porém, veio a público e negou. No entanto, a janela partidária está aberta até o próximo dia 7 de abril. Logo, tudo pode acontecer.

Leia mais

Wilson Lima, do anúncio de Bolsonaro: ‘Ainda tem muita coisa a acontecer’

Vice da chapa

E mais, analisam os entendedores da política e das eleições:

O apoio oficial de Bolsonaro e do PL a Alberto Neto pode significar ainda que o partido está em busca de um novo vice, já que o coronel Menezes “traiu” o grupo e se bandeou para o União Brasil de Wilson Lima.

Ou ainda que o PL poderá indicar o vice de David Almeida, tendo até mesmo a possibilidade de o próprio capitão Alberto Neto vir a compor a chapa majoritária como vice do prefeito de Manaus, que busca se reeleger.

Fotomontagem BNC Amazonas