Atlas/Intel aponta David Almeida reeleito em Manaus com 50,2%

A segurança pública é o principal problema apontado pelos eleitores. A pesquisa AtlasIntel revela que David Almeida e Capitão Alberto Neto estão empatados tecnicamente na corrida pela prefeitura de Manaus, com pequena vantagem para Almeida.

Pesquisa Ipen/G6 aponta Almeida com 43,6% contra 41,5% do Capitão

Publicado em: 22/10/2024 às 13:24 | Atualizado em: 23/10/2024 às 05:59

A pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (22/10) revela que a disputa pela prefeitura de Manaus permanece indefinida. Essa indefinição se dá a apenas cinco dias do segundo turno das eleições de 2024.

O atual prefeito, David Almeida (Avante), lidera com 50,2% das intenções de voto, enquanto o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) aparece com 48,7%. Dessa forma, configura-se um empate técnico, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais.

Além disso, 0,9% dos eleitores indicaram que votarão em branco ou nulo, e 0,2% ainda está indeciso.

O levantamento, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, entrevistou 1.217 eleitores de forma virtual e apresenta um índice de confiança de 95%.

Em votos válidos, Almeida registra 50,8%, enquanto Alberto Neto aparece com 49,2%. Comparado à pesquisa anterior, David Almeida apresentou uma oscilação de 2,2 pontos percentuais para cima, enquanto Alberto Neto caiu 0,8 ponto.

A pesquisa também apontou a percepção de imagem dos dois candidatos. David Almeida é visto de forma positiva por 49% dos entrevistados, enquanto 46% têm uma imagem negativa dele. Alberto Neto tem 48% de avaliação positiva e 43% de negativa.

Quanto a outros líderes políticos, o ex-presidente Jair Bolsonaro é bem avaliado por 54% dos manauaras, enquanto o presidente Lula tem uma imagem negativa para 62% dos entrevistados. O governador Wilson Lima é o pior avaliado, com 65% de reprovação.

Leia mais

Manaus: Alberto Neto tem 1% de vantagem, afirma pesquisa Action

Na avaliação da gestão de David Almeida, o setor de cultura, turismo e eventos é o mais bem avaliado, com 32% considerando-o ótimo.

Já a área de ordem urbana e segurança pública recebeu as piores avaliações, com 37% classificando a atuação da prefeitura como péssima, refletindo a crescente preocupação da população com a criminalidade, apontada por 70,1% dos entrevistados como um dos três maiores problemas da cidade.

Leia mais no Estadão

Foto: divulgação