Candidatos em 4 municĂ­pios do Amazonas tĂªm ordem de prisĂ£o

Os quatro polĂ­ticos no Amazonas estĂ£o entre 61 candidatos nas eleições de 2024 que possuem mandados de prisĂ£o em aberto.

Eleições: UEA lança cartilha de combate ao assédio eleitoral

Publicado em: 18/09/2024 Ă s 18:25 | Atualizado em: 18/09/2024 Ă s 18:25

Um levantamento do g1 revela que 61 candidatos nas eleições de 2024 estĂ£o com mandados de prisĂ£o em aberto, incluindo quatro polĂ­ticos no Amazonas. Apesar de constarem como aptos no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esses candidatos enfrentam ordens de prisĂ£o pendentes no Banco Nacional de Mandados de PrisĂ£o (BNMP).

No Amazonas, candidatos de quatro municĂ­pios sĂ£o alvos de ordens de prisĂ£o:

Finkler (AVANTE), candidato a vereador em Santa Isabel do Rio Negro, com mandado por lesĂ£o corporal preventiva, expedido em 11 de abril de 2024.

Guga do VĂ´lei (NOVO), candidato a vereador em Nova Olinda do Norte, com ordem de prisĂ£o por pensĂ£o alimentĂ­cia, emitida em 27 de fevereiro de 2023.

Leia mais

Aposta sobre quem vence eleiĂ§Ă£o Ă© crime e dĂ¡ cadeia, alerta TSE

Profa. Viviane Silva (PRD), candidata a vereadora de Parintins, enfrentando mandado por roubo, datado de 17 de janeiro de 2023.

Henrique Silva (PRD), candidato a vereador em Barcelos, alvo de mandado por pensĂ£o, expedido em 26 de agosto de 2024.

Esses candidatos continuam participando das eleições, pois estar sob ordem de prisĂ£o nĂ£o os impede de concorrer.

No entanto, podem ser detidos se localizados, exceto no período de imunidade que se inicia em 21 de setembro e vai até 8 de outubro.

O nĂºmero de candidatos com mandados de prisĂ£o pode mudar a qualquer momento, Ă  medida que a Justiça Eleitoral os declare inaptos ou que as ordens sejam revogadas ou cumpridas.

Leia mais no g1

Foto: Marcelo Camargo/AgĂªncia Brasil