Candidatos definidos, pesquisa Ipen/G6 traz Almeida e Mandel na ponta
Campanha a prefeito de Manaus entra em nova fase e estudo simula cenários de segundo turno

Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 20/08/2024 às 07:00 | Atualizado em: 20/08/2024 às 09:20
A 47 dias da votação em primeiro turno, no 6 de outubro, a campanha a prefeito de Manaus entra em nova fase após a definição dos candidatos na Justiça eleitoral. Neste dia 20 de agosto, a empresa Ipen, sob encomenda do G6, grupo de sites de Manaus, divulga pesquisa realizada de 12 a 16 de agosto.
O candidato à reeleição David Almeida (Avante) segue líder com boa margem de vantagem para o segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).
Conforme o estudo estimulado (nomes apresentados ao entrevistado), Almeida tem 32,9% e Mandel, 22,2%. Portando uma dianteira de 10,7% pontos percentuais.
Com esses números, eles não só mantêm a tendência de liderança da disputa pela prefeitura, que aparece também em pesquisas de outras empresas, como se distanciam dos demais concorrentes.
Mandel, por exemplo, colocou 10,1% sobre o terceiro lugar, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) que, segundo o Ipen/G6, obteve 12,1%.
Este, por sua vez, divide a terceira posição com o deputado federal Alberto Neto (PL), que obteve 10%, na margem de erro da pesquisa, de 3,09%.
O candidato do PT, Marcelo Ramos, ficou com 5,2%; Wilker Barreto (Mobiliza), 1,9%; Gilberto Vasconcelos (PSTU), 0,5%.
Não sabem, não decidiram, 7,7%. Os que declararam votar em branco, anular o voto ou não votar em nenhum dos candidatos, 7,5%. Dessa forma, somado, esse universo representa 15,2% de eleitores.
O G6 é formado pelo BNC Amazonas, Amazonas Atual, Blog do Hiel Levy, Portal Único, Portal do Marcos Santos e Portal do Mário Adolfo.
Leia mais
Assembleia de Deus declara apoio à reeleição de David Almeida
Espontaneidade
Quando os pesquisadores do Ipen perguntaram que o eleitor entrevistado citasse qual seu candidato para prefeito de Manaus, o resultado revela um número alarmante.

Entre os mil eleitores entrevistados, 624 deles (62,4%) responderam que não sabem, não decidiram ou não votam em nenhum dos que se apresentam nesta eleição.
Além disso, disseram que vão anular ou votar em branco.
Contudo, entre os 376 que apontaram um candidato, o resultado foi:
• David Almeida 15,8%
• Amom Mandel 10,7%
• Roberto Cidade 5,1%
• Alberto Neto 3,9%
• Marcelo Ramos 1,3%
Leia mais
Alberto Neto perde mais uma na Justiça para Roberto Cidade
Segundo turno
Conforme os cenários de segundo turno simulados pelo Ipen, o prefeito se reelegeria em confronto com qualquer dos seus quatro principais adversários.
A disputa mais ferrenha seria com Mandel. Almeida venceria por 46,1% contra 35,5%.

Alberto Neto seria o segundo adversário mais difícil para Almeida, obtendo 29,9%.
O atual prefeito teria, de acordo com o Ipen, o petista Ramos como o oponente que venceria com a maior diferença: 57 a 17,3%.

Não votariam de jeito nenhum
Ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos aparece na pesquisa do Ipen/G6 com o maior índice de rejeição do eleitor, com 19,5%.
Na outra ponta, o atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade é o que tem a menor antipatia do eleitor, com 9,1%.
Leia mais
Candidato de Bolsonaro em Manaus é multado por propaganda antecipada
Apoio de Lula e Bolsonaro
Na percepção do eleitor de Manaus, nesta eleição os candidatos do presidente da República, Lula da Silva (PT), são Marcelo Ramos (11%) e David Almeida (9%).
Contudo, dos mil eleitores entrevistados, 749 (74,9%) opinaram que Lula não vai influenciar o voto do manauense.
E quem são os candidatos de Bolsonaro em Manaus?
Para 31,7% e 5,1%, eles são Alberto Neto e o prefeito David Almeida, respectivamente.
E quase 600 eleitores (58,8%) avaliam que Bolsonaro não terá peso nenhum na eleição do prefeito da capital do Amazonas.
Em síntese, com base nesses dados, Almeida permeia o imaginário de 14% do eleitorado pesquisado como candidato da direita e da esquerda.
Dados e detalhes
A pesquisa Ipen/G6, com mil eleitores da capital, consultou 55,9% ou 559 deles nas zonas norte e leste, as mais populosas.
Dentre os mil pesquisados, quanto ao grau de escolaridade, 78,4% são de analfabetos a eleitor com ensino médio completo.
Registro TSE: AM-08753/2024
Pesquisados: 1.000 eleitores
Período: 12 a 16 de agosto
Confiabilidade: 95%
Margem de erro: 3,09%
Fotomontagem: Alex Fidelis/BNC Amazonas