Comércio de Manaus diz a candidato petista o que espera do prefeito

Marcelo Ramos abriu a série de encontros dos candidatos com empresários e dirigentes do comércio

Ferreira Gabriel

Publicado em: 28/08/2024 às 19:07 | Atualizado em: 29/08/2024 às 10:16

O candidato do PT a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos, debateu com empresários, lideranças e representantes do comércio ações para estimular o setor e propostas para a cidade. 

O petista abriu a série de conversas dos candidatos com o segmento em reunião promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), na tarde deste dia 28 de agosto.

“É papel da prefeitura criar um ambiente de negócios sadio para que a iniciativa privada possa prosperar, gerar riqueza, empregos e reverter isso em dinheiro público que, na verdade, é dinheiro do contribuinte. Juntos, nós podemos construir uma cidade próspera, criativa e inovadora”, afirmou Ramos.

O candidato destacou propostas para empreendedorismo e geeração de emprego e renda.

Entre as ações, por exemplo, citou a qualificação dos trabalhadores do comércio informal,  simplificação da abertura e regularização de empresas e o fortalecimento de microempresas.

Leia mais

Ramos diz que prefeito deve buscar parceria com Governo Federal

Ideias para o centro

“Temos que ter uma intervenção efetiva e isso passa por facilitar a circulação das pessoas pelas ruas do centro porque hoje não tem como circular. Tenho o projeto de transformar os ambulantes em MEI [microempreendedor Individual], trabalharem fardado em um espaço delimitado e garantindo a faixa da frente das lojas”, disse Ramos.

Em relação ao centro histórico, de intensa atividade comercial, o petista propôs o trabalho contínuo de zeladoria urbana, com limpeza e ordenamento das vias e espaços; a organização do comércio informal e intervenções capazes de gerar mudanças significativas no entorno, como foi feito no largo de São Sebastião.

Além disso, falou da criação de tarifa diferenciada do transporte coletivo aos sábados para o centro para estimular o comércio.

Leia mais

Quaest pergunta em Manaus: prefeito merece reeleição? Confira resposta

Pleitos do comércio

O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, apresentou a Ramos alguns pleitos do comércio. Por exemplo:

  • abertura das ruas Guilherme Moreira, Doutor Moreira, Marcílio Dias e Henrique Martins;
  • criação de comitê de desburocratização;
  • instalação de unidade do Corpo de Bombeiros no centro;
  • realização de estudo voltado à arquitetura das áreas comerciais nos bairros e centro; 
  • cumprimento da Lei Orgânica do Município em relação ao comércio ambulante.

Além disso, os empresários também pediram recuperação de calçadas, creche, UBS, albergue e criação de moradias no centro.

Foto: Rudá Marques/divulgação