Disputa a prefeito de Manaus está aberta a todos, diz pesquisa

Quase metade do eleitorado manauense ainda não tem um nome para votar

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 22/07/2024 às 13:18 | Atualizado em: 22/07/2024 às 13:18

A mais recente pesquisa eleitoral à Prefeitura de Manaus, divulgada neste dia 22 de julho, a dois meses e 14 dias da votação, mostra que a disputa está francamente aberta a todos os principais candidatos.

Isso se deve à declaração de quase a metade do eleitorado (47,3%) ainda não tem um candidato para votar. Pelo menos é o que disseram 1.066 eleitores entrevistados na capital entre os dias 14 e 18 deste mês.

Embora David Almeida (Avante) e Amom Mandel (Cidadania) liderem essa pesquisa no modo estimulado, quase empatados tecnicamente, com 29,8% e 25,2%, esse dado dos que ainda não decidiram ou não sabem em quem votar abre esperança para os demais concorrentes a prefeito.

É o caso, por exemplo, de Roberto Cidade, do União Brasil do governador Wilson Lima. O deputado vem se consolidando, conforme as últimas pesquisas, no terceiro lugar. Agora, obteve 12,8% da intenção de votos.

Igualmente, esse indicador deve aquecer o otimismo das campanhas de Alberto Neto, candidato do PL de Bolsonaro, do ex-deputado Marcelo Ramos, nome indicado por Lula para representar o PT, e até da empresária Maria do Carmo Seffair, do Novo.

Dentro da margem de erro da pesquisa de 3%, esses três pré-candidatos podem ser considerados empatados. Alberto Neto tem 8,5%, Ramos, 5,6%, e Maria do Carmo, 2,8%.

Leia mais

Manaus: David Almeida e Amom Mandel estão empatados, diz pesquisa EAS

Eleitor a conquistar

Outro dado da pesquisa estimulada também deve ser alentador para os pré-candidatos, a 13 dias do prazo final das convenções.

É que 13,8% dos eleitores consultados hoje não estão dispostos a votar nesses nomes. Por isso, não opinaram ou disseram que vão votar em branco ou até mesmo anular o voto.

Leia mais

Amom Mandel escolhe zona leste para realizar convenção

Outros dados da pesquisa

A pesquisa é da empresa Pontual, com o registro AM-4.187/2024 no TSE/TRE-AM.
Além da margem de erro dos dados de 3%, a empresa afirma que a pesquisa tem 95% de confiabilidade.

A responsável pelos números é a estatística Alice Assis (Conre-7 nº 9.079)

Fotomontagem: Alex Fidelis/ BNC Amazonas