Eleições 2024: Cidade e Almeida ficam com maior tempo na TV

Estudo preliminar da Perspectiva projeta o tempo de propaganda eleitoral de cada candidato a prefeito de Manaus

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 15/04/2024 às 19:30 | Atualizado em: 15/04/2024 às 21:04

Saiu o estudo preliminar do tempo de propaganda que cada candidato a prefeito de Manaus terá nas eleições da empresa Perspectiva: Mercado e Opinião, do publicitário Durango Duarte,

De acordo com o levantamento, os candidatos que terão o maior tempo no rádio e na TV, assim como as inserções diárias de 30 segundos, são: o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Roberto Cidade (União Brasil), e o atual prefeito David Almeida (Avante)

Em terceiro lugar, no tempo de propaganda, está o ex-deputado Marcelo Ramos (PT), seguido dos deputados federais Alberto Neto (PL) e Amom Mandel (Cidadania), empresária Maria do Carmo (Novo) e, por último, o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza).

O pré-candidato Roberto Cidade tem ao seu lado, até aqui, o União Brasil, Progressistas, Podemos, PDT, PSB e PRD.

Reunindo esses seis partidos, que devem compor a coligação, o tempo diário na TV do candidato será de 13 minutos, 16 segundos e 30 centésimos.

Destaque para o União Brasil, do próprio Cidade, e o Progressistas, que contribuem com 04:35,7 e 03:43,6 respectivamente.

Por outro lado, o Podemos, PDT e PSB, de Serafim Correa, dão à coligação em torno de 1 minuto e meio cada um.

Já o total de inserções, de 30 segundos por dia, a chapa de Cidade vai abocanhar 26,5 do total de 84 entradas diárias.

O PMB e PRTB, embora estejam na coligação majoritária de apoio a Cidade, não participam da divisão do tempo de televisão na coligação.

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Coligação de Almeida

O prefeito Almeida, candidato à reeleição, portanto, é o segundo em tempo de TV.

Sua coligação, que reúne, até agora, quatro partidos – Avante, MDB, PSD e Republicanos – disporá de 10 minutos, 38 segundos e 50 centésimos no tempo proporcional de 42 minutos diários previstos pela legislação eleitoral.

O destaque na aliança de Almeida é o tempo que os aliados vão lhe dar. MDB, de Eduardo Braga, e PSD, de Omar Aziz, têm 3:20,5. Assim como o Republicanos, de Silas Câmara, com 03:11,7.

Caso Almeida saísse sozinho, em busca do segundo mandato, ficaria com ínfimos 45 segundos e 80 centésimos do tempo proporcional de rádio e televisão.

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Inserções diárias

A coligação do prefeito atual também terá o segundo maior número de inserções diárias de propaganda, aquela com 30 segundos no rádio e na TV. De 84 inserções, o prefeito terá direito a 21,3 delas.

Desse total, MDB, PSD entram com 6,7 inserções, Republicanos terá 6,4 inserções diárias. E, por último, o Avante, do prefeito, com 1,5 aparição.

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Esquerda

A previsão de tempo da propaganda eleitoral no rádio e na TV da coligação de esquerda, que vai apoiar a candidatura de Ramos é de 8 minutos, 15 segundos e 40 centésimos.

A federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, de Ramos, PCdoB e PV contribuirá com o maior tempo: 06:12,9.

Dessa forma, a federação Psol-Rede Sustentabilidade cederá 1 minuto, 16 segundos e setenta centésimos ao programa eleitoral de Ramos

No entanto, o Solidariedade, do superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, contribuirá com 45 segundos e 80 centésimos dos 42 minutos totais da propaganda eleitoral de 2024.

Além disso, a candidatura de Ramos terá direito a 16,5 inserções de 30 segundos, diariamente, no rádio e TV, dos quais 12,4 virão do espaço destinado à federação PT/PCdoB/PV. Psol/Rede levam à coligação 2,6 e o Solidariedade apenas 1,5 inserção.

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PL sozinho

Em candidatura-solo, até este momento, Alberto Neto conta apenas com uma legenda, a dele próprio: o Partido Liberal (PL).

Mesmo, assim, o representante da direita no Amazonas terá, sozinho, um tempo de 7 minutos, 32 segundos e 50 centésimos.

Quanto às inserções diárias, Alberto Neto fica com 15,1.

Os segundos de Amom

Em contrapartida, o pré-candidato que sempre aparece em segundo lugar, às vezes, em primeiro nas pesquisas eleitorais, o deputado federal Amom Mandel, apoiado pela federação PSDB/Cidadania, do qual faz parte, ficará quase no final da fila do tempo da propaganda eleitoral: 1 minuto, 34 segundos e 40 centésimos.

E das 84 inserções diárias, de 30 segundos, Mandel terá direito a apenas 3,1.

A candidata do Novo, Maria do Carmo, na penúltima posição, terá meros 28 segundos e 10 centésimo. E somente 0,9 inserções diárias.

Por último, o pré-candidato do Mobiliza, ex-PMN (Partido da Mobilização Nacional) ficará com 14 segundos e 80 centésimos. Além de 0,5 inserções diárias.

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Critérios de distribuição

De acordo com a Justiça Eleitoral, a distribuição do tempo de propaganda eleitoral se dá pelo número de cadeiras/deputados que cada partido elegeu na última eleição, nesse caso, em 2022.

Assim sendo, o tempo diário da propaganda será proporcional ao número da bancada ou 90% do tempo total. Nesse ano, a proporcionalidade dá em torno de 2.268 segundos.

Logo, quem tem mais deputados fica com o maior tempo. Quem tem menos, aparece pouco rádio e na TV.

Já o restante do tempo de propaganda, ou 10%, é rateado de forma igualitária entre todos os partidos participantes da eleição.

E, finalmente, quem não tem representatividade na Câmara dos Deputados não participa da propaganda eleitoral.

É o caso PMB e PRTB. Embora estejam na coligação majoritária de apoio ao deputado Roberto Cidade Cidade, não participam da divisão do tempo de televisão na coligação.

Fotomontagem: BNC Amazonas