Justiça manda candidato no Amazonas tirar foto de Lula da propaganda

Diretório do PT alegou que propaganda de Darlan Peres, do União Brasil, é oportunista e quer tirar vantagem com figura do presidente

Antônio Paulo, do BNC Amazonas em Brasília

Publicado em: 01/08/2024 às 19:29 | Atualizado em: 01/08/2024 às 23:30

O juiz da 26ª zona eleitoral de Barreirinha, no Amazonas, Lucas Bezerra, atendeu pedido do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e mandou suspender a propaganda eleitoral antecipada, especialmente na internet, do candidato a prefeito Darlan Peres, do União Brasil.

Isso porque a campanha de Peres vem utilizando, desde 24 de julho de 2024, a foto no Instagram e Facebook e grupos de WhatsApp, do atual presidente da República, Lula da Silva.

Desse modo, o PT de Barreirinha alega que o candidato do União Brasil quer valorizar sua imagem, junto ao eleitorado, com a foto de Lula. Isso ocorre em um cartaz, convidando a população do município para a convenção partidária que acontecerá no próximo domingo, 4 de agosto.

O encontro vai oficializar as candidaturas a prefeito e vice de Barreirinha e a vereador.

Na imagem, além de Peres e Lula, aparecem também o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) e o senador Omar Aziz (PSD).

Acontece que os partidos de Lima e Aziz são aliados do governo federal, administrado pelo presidente do PT.

O candidato do União Brasil também é apoiado pelo atual prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas, do mesmo partido, que não pode mais se reeleger por estar no segundo mandato seguido.

Leia mais

De cada 10 brasileiros, oito defendem punição a candidatos por fake news

A tese

“Trata-se de uma tentativa de autopromoção (angariar votos) e maximizar representação partidária utilizando indevidamente a imagem do presidente da República para confundir o eleitorado dando a entender uma coalizão do presidente Lula com sua candidatura à prefeitura de Barreirinha”, afirma a representação petista.

Ocorre, pois, que o partido de Peres não possui vínculo com nenhum partido que compõe a federação PT, PV e PCdoB.

“Pelo contrário, o União Brasil possui pré-candidato ao cargo de prefeito, o que demonstra claramente o abuso do direito de comunicação na busca de ludibriar o eleitorado quanto a um eventual apoio do presidente Lula”, argumenta o autor da ação.

Leia mais

Hora da convenção, como candidatos em Manaus usam criatividade no convite

Indução do eleitorado

Desse modo, afirma o PT, “a indevida associação com a imagem do presidente da República é capaz de induzir ou manter o eleitorado em um erro mental ou passional de que o representado tem o apoio político do presidente”.

Mas, não é só isso, afirma a direção petista. O presidente da República já declarou, explicitamente, apoio a todos os candidatos majoritários do PT.

Por outro lado, a federação tem candidatura majoritária à Prefeitura de Barreirinha.

“Trata assim, pois, de propaganda e promoção indevidas, com o objetivo de criar artificialmente estado mental, passional, equivocado, que deve ser expurgado por ser vedada pela legislação aplicável ao caso. Assim, sendo, o representado (Darlan Peres), busca a propaganda efetiva criando a falsa ideia de que Lula e União Brasil estão juntos e que estão se apoiando mutuamente. O que é sabidamente inverídico”, afirma o PT municipal.

Estratégia

Tal estratégia, na avaliação do PT, é capaz de tirar consideravelmente o apoio e futuramente os votos do Partido do Trabalhadores, onde, na eleição de 2022, Lula (PT) foi o candidato mais votado à Presidência da República, em Barreirinha, onde recebeu 14.079 votos, o equivalente a 91,39% do total da cidade.

Assim, a artimanha tem a intenção de confundir os eleitores menos avisados de que o presidente Lula apoia o candidato Peres e não o candidato escolhido pelo PT de Barreirinha.

Pedidos

Por conta disso, o diretório municipal do PT pediu a concessão de liminar para determinar a imediata remoção do material de propaganda, seja ele impresso digital sob pena de multa diária a ser arbitrado pelo juiz eleitoral.

Bem como proibir, restringir e retirar de circulação as propagandas eleitorais da candidatura de Peres, por qualquer meio, que se valeu ou venha a se valer do indevido uso da imagem do presidente.

Decisão

Diante dos fatos e das evidências expostas pelo PT de Barreirinha, o juiz Bezerra, da 26ª Zona Eleitoral, acolheu os pedidos, deferindo a liminar e a retirada de toda a propaganda das redes sociais, do candidato Peres, em que Lula aparece.

Em sua decisão, Bezerra afirma que, ao analisar os vídeos constantes do processo, viu elementos indicando a ocorrência da promoção indevida. Isso porque Peres não possui vínculo com nenhum partido que compõe a federação de PT, PV e PCdoB e usa a imagem do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assim criando um cenário de coligação artificial, o que é vedado por lei.

Assim, se evidencia a plausibilidade do direito sustentado, razão pela qual se verifica a presença dos requisitos para o deferimento da tutela cautelar de urgência.

“Defiro, portanto, o requerimento de medida liminar e Determino a remoção dos links do instragram e do facebook no prazo de dois dias, sob pena de aplicação de multa diária de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

Ainda, segundo o juiz eleitoral, caso não seja cumprida a decisão, no prazo de dois dias, o instagram e facebook serão intimados a cumprir a determinação da remoção dos links.

Silêncio

A fim de instigar o debate sobre as alianças no interior, por conta dos apoios nacionais ao governo federal, o BNC Amazonas procurou o PT nacional, a direção do partido no Amazonas, assim como os diretórios do União Brasil e PSD. Mas, nenhuma dessas agremiações se manifestou até esta publicação.

A reportagem também fez contato com o prefeito de Barreirinha, assim como Peres, mas não houve retorno.

Foto: reprodução