Cai pesquisa da Listening com Mandel à frente para prefeito de Manaus

O pedido foi feito pelo PTB, alegando falta de registro e outros problemas técnicos na pesquisa.

Diamantino Junior, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 21/03/2024 às 17:57 | Atualizado em: 21/03/2024 às 18:37

Pesquisa da empresa Listening divulgada no último dia 11, em que o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) apareceu pela primeira vez à frente do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na intenção de voto, teve a divulgação suspensa pela Justiça eleitoral neste dia 20.

A publicação da sentença, do juiz eleitoral Rafael Raposo, de Manaus, aconteceu hoje (21).

Conforme a ordem judicial, a pedido do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), no dia 13, a pesquisa representa risco para o resultado das eleições caso permaneça na mídia e redes sociais.

O estudo da Listening não teria os registros exigidos pela Justiça eleitoral para sua divulgação. Dessa forma, os números que foram apresentados pela empresa podem influenciar o direito de escolha do eleitor.

Por seu lado, consultado sobre a pesquisa, o Ministério Público Eleitoral se posicionou pela suspensão imediata da divulgação da pesquisa da Listening. Igualmente, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), no dia 19, já havia se manifestado pela impugnação da pesquisa, a pedido do Avante, partido do prefeito.

Pesquisa mostra queda de David Almeida e Amom Mandel em subida

Falta de registro e outros dados

Entre os vários argumentos do pedido estão, por exemplo, uso de dados desatualizados e falta de informação ao entrevistado quanto aos diferentes cenários da pesquisa e detalhamento sobre os supostos cidadãos entrevistados nos bairros listados.

E, sobretudo, o Avante apontou que a Listening só fez o registro obrigatório após a conclusão da coleta de dados.

Na decisão, Raposo concede prazo de 15 dias para a pesquisadora se manifestar.

Foto: Reprodução