Lula vai de Mateus em Parintins e de Mário em Itacoatiara
Decisão foi tomada em reunião da cúpula nacional do PT no fim da manhã desta terça. A aliança deve ser formalizada pela federação PT, PV e PCdoB ainda hoje

Neuton Corrêa, do BNC Amazonas
Publicado em: 16/07/2024 às 14:24 | Atualizado em: 16/07/2024 às 15:26
O PT de Lula acaba de decidir neste dia 16 de julho sua posição em relação às eleições municipais de Parintins e Itacoatiara, no Amazonas, onde não terá candidatura própria.
Em Parintins, o partido do presidente vai apoiar a candidatura do vereador Mateus Assayag, do PSD do senador Omar Aziz.
A candidata do governador Wilson Lima, Brena Dianná (União Brasil), fez movimentos locais e regionais para ter os petistas em sua aliança, mas não conseguiu.
Em Itacoatiara, o PT vai de Mário Abrahim, do Republicanos, do deputado federal Silas Câmara.
No município, o partido fez articulações para compor chapa com o candidato da direita, do PL de Bolsonaro, o deputado estadual Cabo Maciel..
Leia mais
Mateus apresenta chapa de vereadores em ato com multidão
Direita x esquerda
Nos dois casos, há um ponto em comum: a polarização ideológica direita x esquerda, Lula x Bolsonaro.
Em Parintins, o PT ficou com Assayag, que é alinhado a Aziz e Eduardo Braga (MDB). Os senadores são aliados de Lula no Amazonas e considerados linha de frente do governo petista no Congresso Nacional. Logo, atuam na esquerda.
Brena, por sua vez, é a candidata de Lima, eleito e reeleito com alinhamento a Bolsonaro. Logo, uma candidatura de direita, assim entendida pelo PT.
Em Itacoatiara, da mesma forma.
Mário Abrahim nunca teve bom relacionamento político com o governador, embora seu filho, deputado estadual Thiago Abrahim, faça parte da base dó governo na ALE-AM (Assembleia Legislativa).
Ao contrário, o prefeito de Itacoatiara sempre teve boa relação com Braga, adversário político de Lima.
Federação esquerdista
A decisão do PT ainda não é terminativa, mas é 99% certa. Para que se complete os 100% falta apenas o aval da federação Brasil da Esperança, (PT, PV e PCdoB).
Conforme as fontes petistas, essa decisão final ocorrerá ainda hoje. Isso porque os líderes nacionais dos partidos vão se reunir para definir o assunto.
Em todos os casos, a tendência da federação é evitar aliança com a direita.
Leia mais
Foto: divulgação