‘Manaus precisa de um gestor, não de um pintor’, afirma Roberto Cidade
Roberto Cidade ataca David Almeida e Amom Mandel destacando que Manaus precisa de um gestor para resolver problemas.

Antônio Paulo, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 09/09/2024 às 16:47 | Atualizado em: 09/09/2024 às 16:47
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), deputado Roberto Cidade (União Brasil), candidato a prefeito de Manaus nestas eleições, mudou o tom de sua campanha.
Neste fim semana, em seu programa eleitoral, atacou o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), também candidato a prefeito da capital, que está em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Do mesmo modo, Cidade fez duras críticas ao atual prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição e está com o nome quase carimbado para ir ao segundo turno.
Já o presidente da ALE-AM é o terceiro colocado e trabalha duro para ultrapassar Mandel e buscar a segunda vaga na fase seguinte das eleições.
Tais críticas de Cidade a Almeida, além do programa eleitoral, foram na sabatina realizada nesta segunda-feira (9) pelo grupo de sites G6. Esse grupo é formado pelos sites Amazonas Atual, BNC Amazonas, Portal Único, Portal do Marcos Santos, Blog do Hiel Levy e Blog do Mário Adolfo.
Dessa forma, o candidato do União Brasil, apoiado pelo governador Wilson Lima, do mesmo partido, criticou o prefeito por não citar a ALE e nem o Governo do Estado nas ações e obras que inaugura ou anunciar.
“Como presidente da assembleia, contribuí muito com a cidade de Manaus. Aliás, tudo passa pela ALE, todos os convênios que o atual prefeito tem com o governo do estado, que ele não fala, que faz as principais obras hoje existentes, os principais convênios, a construção de viadutos, o passe livre estudantil e tantos outros foram recursos do estado, conveniados com a prefeitura de Manaus e tiveram que ser aprovados pela Assembleia, seja no orçamento ou com linha de créditos”, disse Cidade.
Leia mais
Candidato de Bolsonaro diz que Moraes criou ‘ditadura do Judiciário’
Tinta, pincel e maquiagem
Ao ser lembrado de que o prefeito David Almeida disse estar esperando o pix dos convênios do governo do Estado e que ainda não chegou o dinheiro para a realizações dessas obras, o presidente da ALE foi ainda mais ácido nas críticas:
“O problema do prefeito [David Almeida] é ele gosta muito de pix mesmo, mas ele não faz as entregas. O prefeito só sabe gastar com tinta e pincel e maquiar a cidade. Por que ele não entregou as 30 feiras reformadas? O parque Gigante da Floresta tem 96% pagos pelo governo do estado, mas não tem uma placa e uma pintura dizendo que ele teve recurso do estado”.
E disse mais:
“O prefeito tem que prestar contas do que ele não fez. Ele não cumpriu nem 30% do que se comprometeu em 2020. Manaus precisa de um gestor não de um pintor”.
Leia mais
O eleitor e o político que não presta
Upas municipais
Na sequência das críticas à gestão do atual prefeito, Roberto Cidade, ao responder questionamento do jornalista Walmir Lima, diretor-presidente do Amazonas Atual, sobre Manaus só ter duas Unidades de Pronto Atendimento (Upa) Roberto Cidade disse que entre as dez principais capitais do Brasil possuem suas Upas administrativas pelas prefeituras.
Declarou ainda que Manaus deixa de receber R$ 700 milhões/ano do SUS (Sistema Único de Saúde) porque a prefeitura de David Almeida não tem um Upa nem tem cadastro no Ministério da Saúde para levar recursos e construir unidades.
“O que vai desafogar o sistema de saúde da cidade de Manaus é quando o prefeito assumir sua responsabilidade tanto na atenção básica, que é de sua alçada, mas também tem que assumir a média complexidade”.
Leia mais
Cidade passa Mandel e cola em Almeida na disputa a prefeito de Manaus
Confronto com Mandel
Foi o jornalista Neuton Corrêa, diretor-presidente do BNC Amazonas quem indagou de Roberto Cidade sobre o confronto e mudança de tom, na campanha eleitoral, em relação ao candidato Amom Mandel.
No entanto, o presidente da ALE negou tal confronto com o adversário e disse apenas que está mostrando à população quem é, verdadeiramente, o deputado federal candidato a prefeito de Manaus pela federação PSDB-Cidadania e PRTB.
“A população realmente não sabe o que o Amom faz hoje em Brasília: ele vota com o PT, tem gabinete compartilhado e ele demonstra ser outra coisa aqui e nas redes sociais. Então, tudo que foi falado na minha propaganda é a pura verdade e a justiça está aí para esclarecer isso. Mas, eu não tenho nada pessoalmente contra o Amom. A gente está aqui numa disputa eleitoral e em algum momento ele pode tentar me denegrir e falar da pessoa do Roberto cidade. Mas, eu não estou aqui para atacar o Amom, mas para trabalhar por Manaus, chegar ao segundo turno e ser prefeito que essa cidade precisa”, declarou o deputado estadual.
Questionado ainda sobre ser de direita, Cidade disse que é um político de diálogo e da construção, mas compartilha do pensamento da direita sobre a valorização da família e ser um homem cristão.
A sabatina de Cidade
Foto: reprodução/vídeo