Parintins: Wilson Lima tira partido do poder de Bi Garcia e dá a Brena Dianná

A nomeação de Brena no comando do União Brasil, Lima mostra que ela será sua candidata a prefeita

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/02/2024 às 20:57 | Atualizado em: 16/02/2024 às 21:03

O governador do Amazonas, Wilson Lima deu hoje (16) a maior demonstração de que quer um confronto eleitoral com o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia. No centro da peleja, o União Brasil, partido de ambos.

Em convenção de estreia na presidência provisória do diretório estadual, realizada hoje, em Manaus, o primeiro ato de Lima foi tirar o partido da alçada de poder de Bi Garcia. Até então o prefeito tinha o aliado Agenor Ribeiro à frente do União Brasil.

E em ato contínuo, passou o comando da legenda à vereadora Brena Dianná.

Dessa forma, o governador define que Brena será sua candidata no município. O atual prefeito, que não pode disputar reeleição, já anunciou o nome que vai enfrentar a indicada de Lima: o vereador Mateus Assayag.

Essa movimentação política em Parintins é, portanto, mais um round do confronto entre o governador e o prefeito que se desenha para as eleições deste ano.

Anteriormente, em 2022, eles estiveram em campos opostos. Bi Garcia não apoiou a reeleição de Lima, e fez campanha para o adversário, o senador Eduardo Braga (MDB).

No ano passado, outro gesto ampliou o distanciamento. Foi na organização do mais importante evento da cidade, o festival dos bois Caprichoso e Garantido.

Lima pôs tudo nas mãos do staff do governo, deixando ao prefeito apenas as tarefas comuns da cidade.

Leia mais

Bi Garcia reage a Wilson Lima e sai do União Brasil com seu grupo

Prefeitura é o alvo

Com a nomeação de Brena no comando do União Brasil, Lima mostra que ela será sua candidata a prefeita. Ela apareceu como líder das pesquisas pré-eleitorais em 2023.

Em Parintins, os bastidores da política dizem que Bi Garcia vai deixar o União Brasil e, possivelmente, seguir o rumo do seu candidato: o PSD, comandado no Amazonas pelo senador Omar Aziz.

Assayag hoje é do PL. O lançamento da sua pré-candidatura por Bi Garcia já foi anunciada para o próximo dia 24.

Foto: divulgação