Partidos de Lula e Bolsonaro juntinhos pelo mesmo candidato em 85 cidades

Os dados foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16).

PDT, PSDB e Cidadania definem apoio no 2º turno para presidente

Ednilson Maciel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 16/08/2024 às 14:47 | Atualizado em: 16/08/2024 às 14:50

Os partidos de Lula da Silva (PT) e Bolsonaro (PL) são adversários nacionalmente, contudo, nesta eleição estarão juntinhos pelo mesmo candidato em 85 cidades a prefeito.

Conforme o g1, os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foram divulgados na manhã desta sexta-feira (16).

Porém, como os partidos podem pedir substituição de candidatos até 16 de setembro, as informações podem mudar.

Como resultado, o Maranhão é o estado com mais candidaturas apoiadas pelas duas legendas. São 22 cidades com candidatos que têm o endosso do PT e do PL. O estado é reduto tradicional da esquerda.

Por exemplo, o atual governador, Carlos Brandão (PSB), foi vice-governador nos dois mandatos de Flávio Dino, que foi ministro no governo Lula e hoje é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Por conseguinte, São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro do governo Bolsonaro, é o segundo estado, com 12 candidatos com aval de PT e PL.

Assim, das 85 candidaturas em que PT e PL estão juntos no mesmo palanque, 12 têm como partido do candidato a prefeito o PL.

Ainda segundo a publicação, já o oposto acontece em três cidades. Nos demais municípios, os nomes são de outros partidos, mas têm o PT e o PL entre seus apoiadores.

Leia mais no g1.

Leia mais

PL, PT e União Brasil ficam com mais de 40% do fundo eleitoral

Foto: divulgação