Prefeito de Manaus diz não temer uso de vídeo sobre ser candidato em 2026
Veja o vídeo-compromisso de David Almeida sobre não usar mandato como trampolim em 2026.

Ednilson Maciel, Da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 24/07/2024 às 10:00 | Atualizado em: 29/07/2024 às 13:05
Pressionado pelo jornalista Ronaldo Tiradentes na manhã deste dia 24 de julho, em entrevista no programa “Manhã de Notícias”, o candidato à reeleição a prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), afirmou estar ciente que o vídeo de hoje pode ser usado contra ele na eleição a governador do Amazonas em 2026.
A referência é ao compromisso público que Almeida disse reafirmar, pela quinta vez, de que não deixará a prefeitura, se se reeleger, para disputar o governo.
“Essa entrevista de hoje poderá ser usada contra o senhor em 2026?”, quis saber Tiradentes.
Resposta do prefeito:
“Sem dúvida alguma”.
Dessa forma, insistiu Tiradentes:
“Se o senhor é um homem sem palavra…”.
Almeida não deixou nem o entrevistador concluir o questionamento:
“Eu já respondi essa pergunta há umas quatro entrevistas que eu dei. Estou colocando meu nome à disposição de sua audiência, colocando meu nome à disposição da cidade”.
Leia mais
David Almeida diz em 2024 que não deixa prefeitura pelo governo em 2026
Insistência
Ao mesmo tempo, Tiradentes não se deu por satisfeito e continuou instigando o prefeito a falar da eleição de 2026.
“O senhor admitiria conversar sobre o governo em 2026 ou o senhor, agora, está descartando completamente essa possibilidade?”.
Foi então que Almeida disse reafirmar seu compromisso de não se candidatar a governador e cumprir o mandato caso vença esta eleição.
“Eu estou candidato a prefeito de Manaus em 2024. Existe uma antecipação do processo de 2026. Estou candidato, pré-candidato a prefeito de Manaus, com o compromisso assumido de resolver os problemas da cidade de Manaus, não largar, não usá-la como trampolim para alcançar outros cargos”.
E, portanto, acrescentou:
“2026, aqueles que serão os atores, que possam trabalhar para buscar esse espaço. Porém, eu estou candidato a prefeito de Manaus, sem essa intenção, até porque eu já fui governador interino, tive um boa experiência. Manaus já me deu tudo. O Amazonas já me deu tudo. Na verdade, Deus me concedeu tudo que eu tenho, e quero poder continuar trabalhando para melhorar os serviços na cidade de Manaus”.
Dessa maneira, ao final da sua fala sobre o assunto, Almeida disse, em síntese:
“Tenho compromisso com a cidade, assumi o compromisso e reafirmo”, disse ao explicar que na eleição de 2022 teve a oportunidade de largar a prefeitura para ser candidato a governador, “com reais chances de ganhar”.
Vídeo-compromisso do prefeito
Leia mais
Prefeitos das capitais cumpriram menos da metade das promessas de 2020
Foto: reprodução/TV