Prefeito de Manaus diz que PF vai chegar aos mandantes de farsa com IA

Para David Almeida os autores de áudio fake estavam a mando de alguém

O Globo destaca caso de fake news com uso de IA contra David Almeida

Ferreira Gabriel, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 28/02/2024 às 10:37 | Atualizado em: 28/02/2024 às 10:37

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) disse nesta terça-feira (27) que a Polícia Federal está perto de chegar nos mandantes do ataque a ele com uso da inteligência artificial (IA).

Em coletiva após a entrega da feira coberta do Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, Almeida declarou que “se as pessoas que foram visitadas (pela PF), fizeram esse trabalho, elas estavam a mando de alguém”.

“Eu tenho certeza que irão chegar nas pessoas responsáveis. Eu tenho certeza que a Polícia Federal vai chegar nessas pessoas. E aí nós vamos desmascarar quem trabalha e quem comete crime acha que está impune no anonimato da internet”, disse o prefeito de Manaus.

Leia mais

PF prende autores da farsa contra prefeito de Manaus com IA

IA nas eleições

O ataque ao prefeito de Manaus com uso da Inteligência Artificial, por meio de um áudio fake, foi o primeiro caso do país, justamente no ano eleitoral.

E para que novos casos não venham ocorrer durante o pleito em outubro deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a noite de terça-feira (27), resoluções que abordam a desinformação, deepfakes, inteligência artificial (IA) para as eleições municipais de 2024.

Por exemplo, para o uso da IA estão proibidos:

  • Deepfakes (vídeos realistas produzidos com uso de IA);
  • Exigência de identificar explicitamente conteúdo gerado por IA (mesmo que não seja voltado para difamação ou desinformação);
  • Restrição de uso de chatbots e avatares na comunicação com eleitores.

Leia mais

Prefeito de Manaus denuncia à PF ataque com uso de inteligência artificial

Foto: divulgação/Semcom