Prefeitos das capitais cumpriram menos da metade das promessas de 2020
Os temas mais cumpridos incluem economia e administração pública.

Diamantino Junior
Publicado em: 20/07/2024 às 09:23 | Atualizado em: 20/07/2024 às 09:23
A poucos meses do término de seus mandatos, os prefeitos das 26 capitais brasileiras têm um histórico de cumprimento misto em relação às promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2020. De acordo com um levantamento realizado pelo g1, os gestores cumpriram 39,1% das promessas que fizeram. Dos 1.090 compromissos assumidos pelos candidatos eleitos, 426 foram integralmente cumpridos.
Pendências e cumprimentos parciais
Além disso, 23,2% das promessas foram parcialmente cumpridas ao longo dos 3,5 anos de gestão, o que indica que ainda existem pendências para que o trabalho seja considerado totalmente concluído. Por outro lado, 37,6% das promessas ainda não foram cumpridas pelos prefeitos.
Divisão por temas
O levantamento revelou que as promessas relacionadas a turismo e esporte são as que mais ficaram sem atendimento, representando 3,1% e 3,2%, respectivamente, das promessas totais. Em contraste, os temas com maior taxa de cumprimento são economia, administração pública e transparência, com percentuais de 7,9%, 4,1% e 0,9%, respectivamente.
Leia mais
Desde 2020, eleitores de 16 e 17 anos crescem 78%, diz TSE
Avaliação e metodologia
Para a avaliação do cumprimento das promessas, o g1 considerou as respostas enviadas pelas gestões até 30 de junho. No total, 1.090 promessas foram analisadas, das quais 426 foram totalmente cumpridas, 253 cumpridas parcialmente, e 410 ainda não cumpridas. Uma promessa foi excluída após revisão, e uma não pôde ser avaliada devido à falta de dados.
Leia mais
Desde 2015, mais de 50 jornalistas do g1 realizam o monitoramento das promessas dos políticos, seguindo uma metodologia que visa separar e avaliar o que pode ser claramente cobrado e medido ao longo do mandato. A metodologia inclui a categorização das promessas em “não cumprida”, “em parte” e “cumprida”, com base no status real das promessas.
Como o levantamento cobre o terceiro ano e meio dos mandatos, é possível que haja um aumento no número de promessas cumpridas até o final dos mandatos. Para consultar a relação completa das promessas por capital, os interessados podem acessar a página especial “As promessas dos políticos” no g1, onde é possível ver o andamento de cada compromisso assumido pelos prefeitos.
Veja a situação de Manaus
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil